Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Fonoaudiologia na Saúde Ocupacional

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

A fonoaudiologia atua no campo de Medicina do trabalho realizando exames de audiometria ocupacional. A audiometria Ocupacional é realizada em pacientes que trabalham expostos à ruídos intensos, à partir de um encaminhamento de médico do trabalho.
Através do exame é possível diagnosticar alterações referentes à acuidade auditiva, sendo que a alteração mais comumente encontrata em trabalhadores expostos à ruídos intensos é a PAIR ( Perda Auditiva Induzida por Ruído), onde a audiometria ocupacional, geralmente acusa rebaixamento bilateral dos limiares auditivos nas frequências agudas ( melhorando somente em 8khz).
A PAIR, trata-se de uma hipoacusia ( perda auditiva) neurossensorial ( problema na recepção sonora), que tende a progredir com o passar dos anos, ou seja, ela tende a progredir enquanto o trabalhador estives exposto ao ruído intenso. Trata-se ainda de um problema de natureza irreversível. Caso seja diagnosticada o trabalhador não terá mais sua acuidade auditiva dentro dos padrão de normalidade ou exame audiométrico sem alterações.
Na maior parte dos casos, durante a anamnese encontramos queixas referentes à zumbido e incômodos á sons altos. Geralmente não há queixas em relação á dificuldades para escutar , isto se deve ao fato de a PAIR estar relacionada à quedas nas frequências agudas. Somente em casos mais avançados encontramos a queixa de dificuldade para escutar, neste caso a hipoacusia já atingiu um grau mais severo.
Cabe ao Fonoaudiólogo, não só realizar exames audiométricos ocupacionais e descrever os laudos respectivos, mas sim, orientar o trabalhador da importância do uso do EPI ( equipamento de proteção individual), como método preventivo e retardatório do agravamento da perda auditiva ( caso o trabalhador já tenha adquirido).

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário