Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Cirurgia do ouvido biônico

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cirurgia do ouvido biônico será realizada em Salvador/BA

Dispositivo de alta tecnologia, o implante coclear está sendo oferecido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A iniciativa pioneira na Bahia, cuja seleção dos pacientes começa este mês, promete melhorar a qualidade de vida dos deficientes auditivos no estado.

O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que funciona em Salvador, na Bahia, inicia este mês a triagem de pacientes para a realização das primeiras cirurgias de implante coclear feitas pelo Sistema Único de Saúde. Conhecido como "ouvido biônico", o implante caracteriza-se como um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo e possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som. Atualmente, mais de 60 mil pessoas são usuárias desse sistema.
De acordo com o coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do hospital, Eduardo Barbosa, a primeira cirurgia será realizada na primeira semana de fevereiro. "Entretanto, nossa equipe já está trabalhando para fazer as avaliações pré-cirúrgicas e a seleção dos primeiros candidatos ao procedimento", ressalta. Segundo a médica Adriana Silveira, a realização da representa para a população uma nova e extraordinária possibilidade de inclusão social. "É uma iniciativa que garante aos beneficiados melhor qualidade de vida e maiores chances de superação das limitações que a deficiência auditiva pode trazer quando não tratada adequadamente", explica.
O implante coclear é um avanço significativo em comparação aos aparelhos auditivos convencionais. O funcionamento desse dispositivo difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), que apenas amplifica o som,pois, fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea (ouvido interno).
A médica conta, ainda, que podem ser cadastradas para a cirurgia crianças, a partir dos 12 meses de idade, e adultos que apresentem deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo e profundo e que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual.
O acompanhamento pós-cirúrgico dos pacientes usuários do implante coclear será realizado por uma equipe interdisciplinar. Após a cirurgia, o paciente será periodicamente reavaliado e passará por sessões semanais de terapia fonoaudiológica para treinamento da capacidade auditiva com o novo dispositivo. Os primeiros resultados começam a surgir entre o terceiro e o sexto mês, a depender da faixa etária e da condição auditiva prévia do paciente.
O coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santo Antônio, Eduardo Barbosa, e a médica Adriana Silveira estão à disposição para prestar mais informações sobre as primeiras cirurgias gratuitas de implante coclear. Eduardo Barbosa: (71) 8895-6200 e Adriana Silveira: (71) 8831-6200 / 3186-0200

Fonte: Clique Aqui

6 comentários:

Unknown disse...

olá, moro no rio de janeiro. gostaria de saber se tem previsao pra essa cirurgia chegar por aqui, eu faço tratamento no hospital servidores do estado. ja operei 3 vezes timpanoplastia, acho que é esse o nome do tipo de cirurgia. tem algum jeito de eu ir pra esse hospital de salvador? fiz audiometria semana passada, e eu ja perdi 60% da audição. e tento concurso na area militar passo mas sempre fico na audiometria. meu sonho é ser militar. fiquei tao feliz quando eu vi uma reportagem no sbt dizendo sobre essa cirurgia.
tenho fé que vou ficar bom dessa audição.

30 de setembro de 2009 às 08:07
Unknown disse...

Bom tarde, moro no Rio de Janeiro,gostaria de saber se exite cirurgia para quem tem 70% de perda interna e nunca operei, estou interessada se realmente vai funcionar para melhora a audição por favor fico esperando a sua resposta. Obrigada Marluci
e-mail: marlucisb@ig.com.br

12 de outubro de 2009 às 11:33
tom disse...

Em minha familia existem varios casos de perdas de audiçao, alguns chegando a perda total. O uso do aparelho auditivo nao é eficaz, todos os profissionais consultados ate hoje afirmam que isso ocorre devido ao tipo de problema, que nao esta na coclea e provavelmente no nervo, nenhum deles ate hoje conseguiu identificar a causa real da perda de audiçao que é hereditaria. É possivel fazer uma avalição se enviarmos os exames que ja foram feitos? keila.tomcosta@hotmail.com

20 de outubro de 2009 às 18:45
Unknown disse...

Por favor,sou surdo de nascença tenho 29 anos e meu maior sonho é ouvir para poder trabalhar e principalmente me comunicar com meus filhos.Como posso os exames de triagem,para fazer a cirurgia? Aguardo resposta.e-mail deninha.ba@hotmail.com.Obrigado
Flaviano Batista de Carvalho
Poços-Campo Formoso-Ba Tel.(74)3552-1228

22 de outubro de 2009 às 13:58
Unknown disse...

Boa tarde, tenho um irmão que é surdo de nascença e os médicos disseram que ele tem perda de 100%. Na gestação minha mãe teve Rubeola.
Nesse caso o mesmo poderia se submeter a esta cirurgia com sucesso.

Airton Flores

20 de janeiro de 2010 às 11:18
cleitonfernades disse...

EU TENHO 29 ANOS E NAO NASCI COM PROBLEMA DE AUDIÇAO , POIS DEPOIS DE UM ANINHO E DEU INFECÇAO NO MEU OUVIDO ESQUERDO E NAO ESCULTO NADA . MEU OUVIDO ESQUERDO NAO ESTA 100% , NO LADO DIREITO ESCULTO BEM , MAS SO TENHO UM OUVIDO ESCULTAR NO LADO DIREITO.. QUERO FAZER CIRUGIA NO LADO ESQUERDO . TENHO DIFICULDADE DE FALAR POR CAUSA DO MEU OUVIDO E ATRAPALHA MINHA VOZ . ME AJUDA POR FAVOR: MANDA MEU EMAIL: jiraya264@bol.com.br ou (84) 3279 2771 NATAL/ RN..

30 de março de 2010 às 10:56

Postar um comentário