Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

PSICOMOTRICIDADE PARA BEBÊS I

sexta-feira, 29 de maio de 2009



•A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
• Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal.
• A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço.
• O movimento humano é construído em função de um objetivo – demonstrar algo.
• A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante.
• O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
• O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcionalidade, da lateralidade e do ritmo.
• A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses.
• A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

E como trabalhar?

• Podemos preparar a criança para que ela adquira e domine seus movimentos. Não se trata de obrigá-la e menos ainda de superestimular, trata-se de favorecer o desabrochar, de deixa-la à vontade no próprio corpo e de acompanhar o desenvolvimento.
• Esta modificação nao custa tempo nem dinheiro, mas obriga uma mudança radical de nossos habitos, a uma transformação do comportamento.
• Tal modificação deverá atingir todos os gestos da vida quotidiana: o modo de carregar a criança, de trocá-la, de dar-lhe banho, comida, de brincar com ela…
• A educação psicomotora contribui não apenas para prevenir deformações, corrigir a má postura e consolidar as aquisições motoras, mas é também um extraordinário fator de equilíbrio da criança: acalma-lhe a angústia e dá-lhe algo de inestimável que é o sentimento de segurança.

Períodos de desenvolvimento

•Primeira fase (0 a 3 meses) – período em que a educação motora será essencialmente baseada na descontração.
•Segunda fase (3 a 6 meses) – período de ginástica de preparação para a posição sentada.
•Terceira fase (6 a 12 meses) – período de movimento global, de aquisição da posição sentada, de preparação à posição de pé.
•Quarta fase (9 a 15 meses e além) – período de jogos, de aquisição da postura de pé, de preparação à independência.


Material

- Duas almofadas cônicas de espuma de nylon: uma com 5cm de altura, a outra com 8cm de altura, a serem usadas de acordo com o tamanho da criança, ou em vez disso, toalha felpuda enrolada.
- Duas almofadas cilíndricas: uma com 18cm de diâmetro por 60cm de comprimento, a outra com 25cm de diâmetro por 1 metro de comprimento, ou entao um cilindro de plástico.
- Uma bola de praia grande e leve, um pouco esvaziada, de 80cm de diametro.
- Dois bastões (cabos de vassoura cobertos com papel colante e enfeitados com fitas e/ou guizos) que preparam para o andar independente.
- Um arco (bambolê) para a preparação do andar, para a passagem do engatinhar para a posição de pé, para o andar lateral.
- Um banquinho de madeira sem encosto, de 13 a 15cm de altura e com assento de 30 a 35cm de lado ou alguns livros.
- Uma escova de dentes.
- Um espelho grande de aproximadamente 70cm por 1m, colocá-lo a 30cm do chão.
- Um tapete de EVA de 1m de largura e 1,5m de comprimento.
- Vários brinquedos de acordo com a idade da criança.
- Música alegre, animada mas suave como fundo.

Fonte: Clique Aqui

1 comentários:

Hóstias Cristo Rei disse...

A Cristo Rei Distribuidora de Hóstias, além de trabalhar no fornecimento de hóstias para as Paróquias, trabalha também em parceria com Fonoaudiólogos, na qual utilizam as hóstias para exercícios de dicção em seus pacientes.
Possuímos vários tamanhos. Conheça nosso site www.hostias.wix.com/hostias e verifique parceiros que já trabalham conosco. Se divulgam e também algumas dicas de como as Hóstias também ajudam os pacientes neste progresso, além de ser um ótima opção de alimento.
Lembre-se que, se seu paciente gostar de fazer os exercícios com as hóstias, esta fará parte de sua vida e recuperação.
Grata
Ana Maria Avella
Cristo Rei Distribuidora.
ana.avella@terra.com.br
hostias@bol.com.br
www.hostias.wix.com/hostias
(11) 984576308
(13) 81316952
Obs: Promoção: Na compra de 2 pacotes de hóstias, ganhe de brinde o 3º (100 gramas qualquer tamanho: 3,3 - 3,5 ou 4,0 cm).

15 de abril de 2013 às 14:03

Postar um comentário