Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

"Jornada Fonoaudiológica" em Bauru busca expandir possibilidades da profissão

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A partir de quarta-feira (26), começa a 16° edição da Jornada Fonoaudiológica (Jofa), no campus da USP em Bauru. Organizado pelos alunos da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), o evento já se tornou tradicional e referência no meio acadêmico da fonoaudiologia e áreas afins. A jornada se estende até o dia 29, e as inscrições ainda estão abertas (veja programação abaixo). Neste ano, o tema que norteará a edição é “(Re)Habilitação fonoaudiológica: investigação da eficácia”, e a professora homenageada que empresta seu nome ao evento é Kátia de Freitas Alvarenga, da FOB.
Segundo Nicolle Carvalho Santana, graduanda do último ano do curso de fonoaudiologia e presidente da comissão organizadora da Jofa, o objetivo do evento é “promover cursos de atualização científica dentro da fonoaudiologia e outras aéreas como otonirrolaringologia, psicologia, terapia ocupacional e neurologia. É uma oportunidade para se discutirem avanços técnicos e científicos”. O público-alvo são estudantes do primeiro ao último ano da graduação, pós-graduandos e profissionais dessas áreas. A grade da jornada é planejada a partir de temas de interesse na área e sugestões dos próprios congressistas.

De acordo com a professora homenageada Kátia de Freitas Alvarenga, esta edição da Jofa vai discutir as evidências científicas do resultado de procedimentos fonoaudiológicos nas diversas áreas de atuação. “O aprimoramento das técnicas de intervenção terapêutica reflete na dinâmica do tratamento e consequentemente na qualidade de vida do indivíduo com distúrbios da comunicação e das funções orofaciais”, afirma a professora, sobre a temática “(Re)Habilitação fonoaudiológica”.

Em relação à importância do evento, Nicolle afirma que a Jofa ajuda a promover a fonoaudiologia e a expandir a atuação e pesquisa. Ela ainda acredita que a jornada vem preencher lacunas do curso, pois “traz aspectos da profissão que não se veem na graduação”. A professora Kátia enfatiza ainda que a jornada representa hoje um importante evento para a fonoaudiologia, reconhecido pela comunidade acadêmica. “A Jofa possibilita um momento de muito aprendizado, no qual os alunos adquirem experiência quanto à gestão de eventos científicos e trabalho em equipe, além do contato com profissionais de renome nacional e internacional”, acrescenta ela.

A professora conta ainda que emprestar seu nome à jornada é uma honra. “Sinto como um presente e reconhecimento pelo trabalho que venho desenvolvendo dentro da Universidade há 17 anos, com respeito e preocupação com a qualidade na formação de nossos alunos”, ressalta.

Programação e novidades
Neste ano, a programação da Jofa contará com cursos, minicursos, oficinas, fóruns científicos e mesas redondas. Dentre os especialistas confirmados para o evento, estão a professora homenageada Kátia Alvarenga, o superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, João Henrique Nogueira Pinto, a especialista estadunidense Kandace Penner e a professora Maria Rita dos Santos e Passos Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP.

A Jornada Fonoaudiológica nasceu em 1994 como um evento pequeno, uma “reunião científica organizada pelos alunos", como define Nicolle. Com o tempo, foi se expandindo e ganhou apoio do Departamento de Fonoaudiologia, da diretoria da FOB e do HRAC/Centrinho. Para atualizar o evento a cada ano e mantê-lo interessante, Nicolle conta que os organizadores buscam trazer novidades.

Nesta edição, será publicado o livro “(Re)Habilitação fonoaudiológica: investigação da eficácia” , sobre os temas tratados na Jofa, composto de capítulos escritos pelos próprios palestrantes, divididos em cinco temáticas: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz e Seção Interdisciplinar.

Além disso, uma visita ao HRAC/Centrinho e duas exposições complementam as atividades da jornada – “Caminhos da comunicação”, com painéis expositivos sobre cuidados com a voz, a visão e a audição, e “USP em Rondônia”, sobre as expedições realizadas por uma equipe da FOB para tratar e estudar doenças na cidade rondoniense de Monte Negro.

Os melhores trabalhos inscritos para apresentação na jornada serão premiados com publicação integral na revista da FOB, Journal of Applied Oral Science (Jaos). Os demais trabalhos aprovados terão seus resumos publicados.

Serviço
A 16ª edição da Jornada Fonoaudiológica (Jofa), da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, acontece entre os dias 26 e 29. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, com valores que vão de R$15,00 a R$130,00, de acordo com a proposta escolhida. O site também disponibiliza programação completa, guia de hotéis em Bauru e mapas. As atividades da jornada acontecem na FOB (Rua Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Bauru).

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário