Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Entenda a língua presa

terça-feira, 16 de março de 2010

As trocas de fonemas feitas, por exemplo, pelo BBB Dicesar são um distúrbio chamado dislalia
Porto Alegre – É comum acharmos engraçadas as crianças trocarem a letra R pelo L na hora da fala. O que poucos sabem, no entanto, é que essa troca de fonemas pode caracterizar um distúrbio da fala, a dislalia.

Em alguns casos, esse distúrbio pode permanecer até a vida adulta. É o que acontece com Dicesar, um dos integrantes do Big Brother Brasil 10.

Ele não troca somente o R pelo L, como também pelo G. Expressões como “golpe de purpulina” e “sou uma estgela” já entraram no vocabulário popular. Além, é claro, do “adogo”.

De acordo com a fonoaudióloga Márcia Malheiros, o distúrbio em adultos pode ser tratado e, dependendo da força de vontade da pessoa, a cura pode vir bem rápido. Mas ela alerta que é importante começar logo.

– As crianças são mais complicadas porque não entendem a necessidade de falar corretamente. Por isso, torna-se um trabalho mais demorado – explica Márcia.

- A dislalia é o distúrbio de linguagem mais comum entre as crianças, e também o mais fácil de identificar. Ele se caracteriza pela dificuldade na articulação dos fonemas, que pode ser pela omissão (“omei” em vez de “tomei”), troca (“balata” em vez de “barata”), acréscimo (“atelântico” em vez de “atlântico”) ou omissão (“pato” em vez de “prato”).

A criança vai adquirindo os fonemas aos poucos, conforme o seu desenvolvimento e os estímulos que recebe. O último som a ser incorporado no vocabulário é o R brando (de “prato”, por exemplo). O distúrbio é tão frequente que aparece nos quadrinhos da Turma da Mônica, com o Cebolinha, e no desenho animado Looney Toones, com o personagem Hortelino Troca-Letras.

- A dislalia pode ser causada por problemas neurológicos, físicos, psicológicos ou auditivos, e o tratamento depende da avaliação do médico. São duas as alternativas: cirúrgico, no caso de encurtamento do frênulo da língua – chamada “língua presa” – e/ou fonoterápico.

Trocas
- As trocas de letras mais comuns provocadas pela dislalia são de P por B, F por V, T por D, R por L, J por Z e X por S.

Tratamento
- O tratamento para este tipo de distúrbio são os exercícios articulatórios com acompanhamento de um fonoaudiólogo.

Pais, fiquem atentos
- Os pais devem ficar sempre atentos à fala do filho. De acordo com Márcia, até os quatro anos a criança deve adquirir todos os fonemas. Caso não consiga, precisará de ajuda de um especialista em fonoaudiologia. É importante que o distúrbio na fala seja descoberto antes da fase escolar, pois a criança poderá aprender a escrever da mesma maneira que fala.

Consequências
Sem falar corretamente, ocorrem atrasos no desenvolvimento mental da criança, e a socialização fica afetada. Na prática, isso significa isolamento, brincadeiras solitárias, incapacidade de se comunicar com os pais e grandes obstáculos para fazer amigos.

Fonte: Clique Aqui

3 comentários:

Leo Caseiro disse...

Olá, eu tenho 25 anos e tenho dificuldade e pronunciar as sílabas terminadas em I, quando começadas com G, D, X(CH) e T.

Por exemplo: tinha, dia, chiado, girafa, xícara e etc.

Não sei como explicar por escrito, mas sempre aparece um chiado.
Os sons ficam parecidos com: tchinha, dchia, gchiado, gchirada.
Mais ou menos isso!


Ficam todas com um CHiado parecendo sempre com a sílaba "GI" ou "XI". Alguns brincam que parece o "Pato Donald", estou muito interessado em descobrir qual o nome desta dificuldade na fala.


Tudo que pesquisei sobre Dislalia, só encontrei casos como o do Cebolinha(Turma da Mônica), Dicesar(BBB) e Lula(presidente).

Conheço mais de 1 pessoa com a mesma dificuldade que a minha. Você sabe me dizer qual é o nome?

Agradeço desde já!

12 de agosto de 2010 às 17:01
Fonoaudiologia disse...

Olá Leo,
Tudo bom? Você é de onde? Não consegui entender qual é a sua dificuldade. Seria melhor se eu pudesse te ouvir falando.

Você já procurou algum(a) fonoaudiólogo(a)? É a melhor opção. Ele(a) vai poder te avaliar melhor e dar um diagnóstico.

Abraço!

12 de agosto de 2010 às 17:17
Anônimo disse...

Ola, sou Rafhael, eu tenho problemas para pronunciar o "r" quando esta ao meio de alguma palavra, por exemplo - cara - eu nao consigo fazer aquela tremidinha rapida na hora da pronuncia dessas letras dentro das palavras.... pareço muito com aquela propaganda de cerveja que tinha antigamente:

"- Aweee muiegada!" Em vez de ser awee mulherada... Como eu posso concertar isso?
Meu freio nem eh tao pequeno assim, parece normal, ams eu tento pronunciar mas nossa muito dificil..

O que eu faço?
Por favor pode me mandar uma resposta para meu email?

moraisete7 @hotmail.com

Obrigado!

12 de outubro de 2010 às 14:09

Postar um comentário