Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Muito prazer! Fonoaudiologia!

terça-feira, 23 de março de 2010

Pergunta feita por uma moça no salão em que eu estava arrumando o cabelo. Respondi resumidamente e prometi postar no blog de forma mais detalhada.
- Você é Fonoaudióloga? O que o Fonoaudiólogo faz?!?

Fono o quê?!? Talvez muitos tenham feito esta pergunta. Mas o que seria essa tal de Fonoaudiologia?
A Fonoaudiologia é uma profissão regulamentada pela Lei nº. 6965 em 09 de dezembro de 1981 e divide-se em 5 grandes áreas de atuação: Voz, Linguagem, Audição, Saúde Coletiva e Motricidade Orofacial. Os profissionais habilitados para exercer essa profissão são chamados de Fonoaudiólogos.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia identificou as ações que competem aos Fonoaudiólogos, listadas na seguinte ordem: desenvolver ações de saúde coletiva compreendendo campanhas de conservação auditiva e vocal, campanhas educativas sobre aspectos da comunicação humana; realizar diagnóstico fonoaudiológico, a partir da avaliação do paciente/cliente por meio de exame clínico e/ou pela observação de comportamentos relacionados à linguagem oral e escrita, voz, fluência e articulação da fala, função auditiva periférica e central, função vestibular, funções de mastigação, deglutição, respiração e seus transtornos. Executar terapia (habilitação/reabilitação) constituída por uma série de ações que envolvem a seleção e adaptação de próteses auditivas, em comunicação humana e deglutição, além de introduzir formas alternativas de comunicação; orientar pacientes/clientes externos e internos, familiares e cuidadores envolvendo visitas a domicílios, escolas e postos de trabalho para dar esclarecimentos pertinentes; aperfeiçoar a comunicação humana desenvolvendo programas de aperfeiçoamento e aprimoramento da linguagem oral e escrita e das funções cognitivas, aperfeiçoar a comunicação em público, a comunicação ocupacional ou profissional e orientar as possibilidades de melhora das condições ambientais; exercer atividades de ensino e desenvolver pesquisas.

O Fonoaudiólogo pode ser encontrado em consultórios, clínicas, ambulatórios, hospitais, maternidades, home care, asilos entre outros. Sua atuação é bem ampla, nos Hospitais atua em UTI’s, enfermarias e nos leitos domiciliares diagnosticando e tratando pacientes que não conseguem engolir alimentos, falar ou articular as palavras, devido a lesões neurológicas e acidentes vasculares, nas Maternidades e Pediatrias orienta gestantes, realiza testes auditivos e acompanha o desenvolvimento neuromotor de recém-nascidos. Previne trata e diagnostica bebês com dificuldades para sugar e engolir.

Em relação à Voz previne, diagnostica e trata os distúrbios da voz em geral. Atende professores, atores, queimados e pacientes oncológicos. Atua também na área da estética vocal e dicção. Na Linguagem previne, diagnostica e trata distúrbios da linguagem oral e escrita. Atua na área das desordens neurológicas: seqüelas de AVC, síndromes infantis, portadores de deficiências auditiva, mental atrasos e transtornos invasivos da linguagem e fala.

Em Motricidade Orofacial trata as desordens funcionais relacionadas à deglutição e mastigação, diagnosticando, tratando e prevenindo os problemas motores-orais como as disfunções temporomandibulares e a paralisia facial. Na Audiologia Clínica previne, diagnostica e trata as perdas auditivas em bebês, crianças, adultos, idosos e trabalhadores. Indica o uso e faz seleção e adaptação de aparelhos auditivos.

O Fonoaudiólogo atua juntamente com outros profissionais como Dentistas, Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Enfermeiros dentre outros, exercendo seu trabalho com ética e compromisso.

Para aperfeiçoar o falar e o ouvir consulte um Fonoaudiólogo. Saúde e Comunicação a Serviço da Sociedade!

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário