Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Quando iniciar tratamento fonoaudiológico?

segunda-feira, 15 de março de 2010

Com que idade o meu filho pode começar o tratamento fonoaudiológico?





Essa dúvida é muito comum, mas qual é o momento ideal? Também é muito comum ver em certos profissionais a indicação de um fono depois dos 3 a 5 anos de idade.
Mas é necessário começar o tratamento o mais rápido possível, o profissional irá verificar o caso da criança, cada caso é um caso. Mas em relação à fala principalmente é essa idade 3 a 5 anos que os sons da fala já devem estar instalados e automatizados. O objetivo do atendimento fonoaudiológico inicialmente é avaliar e em seguida tratar, focando também nos problemas que a criança possa adquirir como psicológicos devido à dificuldade na fala.
Mas o meu bebê não fala nada. Calma! Uma criança não é igual à outra, não fique comparando seu filho com os outros da mesma idade, cada um tem seu tempo certo para iniciar e se desenvolver, os bebês iniciam as primeiras palavrinhas com nove meses a um ano e meio, mas se com essa idade não fala absolutamente nada, você pode necessitar de uma avaliação fonoaudiológica. Para falar bem o bebê precisa ouvir, e se esse tiver uma deficiência auditiva o som chegará distorcido, ou dependendo do grau da deficiência não possa nem escutar, e então será necessária uma avaliação auditiva. É cordial que o seu filho seja avaliado quando bebê, pois se for verificado algum tipo de alteração possivelmente será iniciado o melhor tratamento e sendo mais cedo, melhor será o resultado.
Alguns fatores podem alterar a audição do seu filhinho como ruído muito forte, infecções seguidas no ouvido, malformações, medicamentos fortes. E sendo diagnosticada a perda auditiva isso irá influenciar totalmente na fala do bebê.

Percebendo alguma alteração em seu filho, procure a orientação de um fonoaudiólogo!

Fonte: Clique Aqui

2 comentários:

Genilda de Melo disse...

Uma boa dica é sempre conversar com o bebê, mas não naquele "dialeto infantil" que os pais (e todos que vêem um bebê!) costumam falar!

É preciso interagir com a criança para que ela passe a repetir as palavras ouvidas corretamente.

Em muitos casos, os pais não percebem que a criança fala errado por não ouvir bem, e acham uma gracinha o esforço que a criança faz falando tudo errado.

16 de março de 2010 às 21:08
Unknown disse...

gostaria de saber sobre a minha fala tem vez que eu falo bem,tem hora que eu fico tão encabulada com que eu falo e acabo gaguejando,odeio isso morro de vergonha,o que eu faço com isso?

10 de dezembro de 2010 às 16:12

Postar um comentário