Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

A família e os hábitos orais viciosos na infância

domingo, 30 de maio de 2010

Garcia (1994) afirma que qualquer problema de saúde ou no desenvolvimento da criança pode desequilibrar o sistema familiar. Portanto, a criança fica exposta a um ambiente carregado de sentimentos de ansiedade, negação, culpa, superproteção ou isolamento que poderão acentuar ainda mais a situação. Por isso, é importante focalizar a família como fator imprescindível para o bom desenvolvimento da criança.

Proença (1996) sugere que as barreiras de motivação e percepção, assim como a rede de influências sociais quanto aos hábitos viciosos, devem ser destruídas por meio de estratégias e modelos culturais adequados a cada grupo. Para ela, após a fase de lactação, o trabalho fonoaudiológico preventivo deve voltar-se para a aquisição e desenvolvimento da comunicação, em especial, à contribuição do ambiente familiar para sua adequação.

Sobre prevenção e orientação, Lauermann e Wertzner (1994) acreditam em trabalhar com os pais e não com as crianças, com o objetivo de atender a comunidade suprindo-a com informações para que possam usá-las com qualquer indivíduo de seu grupo. Portanto, desenvolve-se um trabalho educativo de orientação a pais, já que educação sanitária nada mais é do que qualquer procedimento que possa dar condições para que o indivíduo tenha harmonia física, mental, social e cultural, para ter uma boa ralação com seu grupo.

A orientação aos pais parte de dúvidas ou problemas trazidos pelas famílias, além da observação do fonoaudiólogo que vai determinar as necessidades de cada grupo e nortear as discussões sobre as formas de se eliminar fatores que interferem na aquisição e desenvolvimento do indivíduo, constituindo-se, assim, a prevenção fonoaudiológica.

Acredita-se que as orientações capacitam os pais a tornarem-se agentes estimuladores da comunicação, assim como, dá-lhes parâmetros para que detectem alterações da comunicação e possam providenciar os recursos necessários para a sua adequação.


Por: Fga. Denize Casanova
Fonoaudióloga especialista em Motricidade Oral – Fonoaudiologia Hospital

Fonte: Clique Aqui

1 comentários:

Unknown disse...

DIVULGANDO...VAMOS AJUDAR A VALORIZAR NOSSA PROFISSÃO!PARABENS PELO SEU BLOG.

PISO SALARIAL

A fonoaudiologia é uma profissão que ainda não conta com um piso salarial definido em lei, que resulta numa depreciação de toda nossa categoria, com propostas de trabalho com baixa remuneração, além do desistímulo e esvaziamento da carreira.

Entretanto está em tramitação na Câmara do Deputados, o Projeto de Lei 5394/2009 que prevê a fixação do piso em R$ 4.650,00, de autoria do deputado Mauro Nazif, do PSB/RO.

Essas informações NÃO TÊM QUALQUER CONOTAÇÃO PARTIDÁRIA, mas, servem para que nós, profissionais de Fonoaudiologia, possamos nos unir e lutar ordenadamente para que o projeto possa ser o mais rapidamente aprovado, pois seria uma grande conquista para toda nossa categoria.

Conto com vocês para que possamos definitivamente ser reconhecidos como profissionais que merecem mais respeito e remunerção digna!

Para isso precisamos mandar e-mail e ligar para os Senhores Deputados Federais, pressionando- os para que o PL 5394/2009 seja aprovado o mais rapidamente possível.

E como podemos fazer isso?

PRIMEIRO, por TELEFONE:

Vamos lá, pois é super rápido (uns 2 minutos da sua vida e você não pagará nada, pois a ligação é gratuita)

A forma que eu vou explicar agora pode ser realizada através de qualquer telefone FIXO, através Disque Câmara.

a) Ligue para 0800 619 619 (apenas de telefones fixos)

b) Ao ser atendido, selecione a opção "1" - opinar sobre projetos de lei

c) Em seguida, seleciona a opção "2" - outros projetos

d) Ao ser atendido, diga que você quer opinar sobre o Projeto de Lei 5394/2009, que trata sobre o piso salarial dos fonoaudiologos.

e) Agora o mais importante. Ao ser perguntado se você é favorável ou não ao projeto, DIGA SIIIIIIIIIIIIIIIIII IM!!!!!

O seu voto será automaticamente enviado a TODOS OS DEPUTADOS e agilizará a tramitação.


SEGUNDO, por E-MAIL:

A segunda forma que eu vou explicar agora é por E-MAIL, mas também é bem rápida e através do autor da proposta, o Deputado MAURO NAZIF.

a) Entre na página do deputado

http://www.camara. gov.br/ internet/deput ado/Dep_Detalhe. asp?id=527629

b) Cliquem em FALE COM O DEPUTADO

c) Escreva que você é favorável ao projeto (não esqueça de mencionar o número do Projeto de Lei 5394/2009 OU mencione que é sobre o piso salarial da fonoaudiologia e que você pertence à COMUNIDADE PISO SALARIAL FONOAUDIOLOGIA do orkut).


Pronto, está feita a segunda parte e agora vamos ver se o PL 5394/2009 anda mais rápido.

Você pode enviar também e-mails para outros Deputados, especialmente para aquele que você votou na última eleição e está lá em Brasília para servir como SEU REPRESENTANTE.

Outra coisa, qualquer cidadão pode ligar ou mandar o e-mail, então quanto mais pessoas ligarem E mandem e-mail, mais rápido podereremos ver aprovada a lei. Então, peça para todos que você conhece fazerem a mesma coisa.


Ficarei aqui torcendo por nós e não esqueçam de conhecer nossa comunidade no orkut "Piso Salarial Fonoaudiologia" .

31 de maio de 2010 às 14:03

Postar um comentário