Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Fonoaudiologia pode contribuir na terceira idade

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Envelhecer é um processo natural, mas também uma fase da vida que exige carinho e atenção, por parte de todos. Essa não é a fase da terceira idade e sim a fase da Idade da Sabedoria, pois a carga de sapiência é grande as histórias são muitas e as experiências são de cair o queixo de qualquer um que tenha a paciência para ouvir. Mas também é nesta fase que ocorrem muitas alterações, nas quais a Fonoaudiologia poderá contribuir para amenizá-las e ou fazê-las com que sejam menos “dolorosas” para o idoso, as alterações mais corriqueiras são as vocais e as auditivas.

A queda de hormônios femininos produzem nas mulheres vozes mais graves, enquanto que nos homens ocorre um aumento na frequência da voz, tornando-a mais aguda. Quando tais manifestações são evidentes devem ser tomados alguns cuidados e realizados exercícios específicos para evitar o agravamento do quadro denominado de Presbifonia.

“As alterações na laringe resultantes do processo normal do envelhecimento mostram mudanças na velocidade, resistência, estabilidade na capacidade respiratória,no batimento cardíaco e na velocidade de condução nervosa”, ressalta a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Maria Luiza Severo.

O período de máxima eficiência vocal encontra-se geralmente entre os 25 e 40 anos de idade e o grau de deterioração depende de cada indivíduo, de sua saúde física e psicológica, história de vida, raça, hereditariedade, fatores sociais e ambientais.

Alterações auditivas.Existe um decréscimo fisiológico da audição com o passar da idade chamado Presbiacusia, nesta fase ocorrem alterações degenerativas no sistema como um todo. A perda auditiva é mais acentuada para as frequências mais altas (agudos), o que afeta predominantemente a compreensão da fala. Por isso que, às vezes, falamos alto com um idoso e ele não entende e quando muitas vezes quase sussurramos, ouvimos a pergunta “estão falando de mim?” E ai pensamos “hum ele (a) só ouve o que quer”. Brincadeiras a parte esta fase exige dos parentes, muita paciência e atenção, que devem estar atentos ao que esta fase traz consigo, os problemas físicos e emocionais que muitas vezes são silenciosos, e podem e devem ser prevenidos.

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário