Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Técnicas Vocais para os Profissionais da Voz

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

"TÉCNICAS VOCAIS PARA OS PROFISSIONAIS DA VOZ"


TRECHO DA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VOZ DA FGa. MARIA IGNEZ DE LIMA PEDROSO

SÃO PAULO, 2007

A Voz tem um papel fundamental na comunicação e no relacionamento
humano. Ela enriquece a transmissão da mensagem articulada, acrescentando à palavra o conteúdo emocional, a entoação, a expressividade, identificando o
indivíduo tanto quanto sua fisionomia e impressões digitais. De seu uso satisfatório depende o êxito pessoal e profissional.
Ao estudá-la , aprende-se cada vez mais, o quão importante é o equilíbrio entre razão e sensibilidade; ciência e arte; condições orgânicas e funcionais dequadas do aparelho fonador, assim como de todo o corpo, para que flua de maneira harmoniosa.
Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, existe maior necessidade de conhecimento dos mecanismos de produção e utilização correta da voz como fator decisivo na obtenção dos resultados pretendidos, principalmente pelos profissionais que a possuem como instrumento de trabalho, os quais têm demonstrado um interesse crescente na busca destes conhecimentos quando devidamente conscientizados.
Para Ferreira(1995), a voz é o resultado da combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, portanto está presente na representação dos vários papéis sociais que as pessoas desempenham no seu dia-a-dia.
Desta forma, todos os sujeitos que trabalham, que desempenham determinada profissão, apresentam uma voz que pode ser chamada de “Voz Profissional”, aquela determinada pelas condições de produção de seu cotidiano profissional. Mas , atualmente, os fonoaudiólogos pesquisam e atentam para um profissional
diferenciado, como aquele que, ao produzir sua voz, têm nela seu instrumento
básico de trabalho.
Neste raciocínio, estes profissionais foram subdivididos por Ferreira(1993) em várias categorias:

Profissionais da Arte: cantores(erudito, popular, coral e religioso),
atores(teatro, circo e televisão) e dubladores.

Profissionais da Comunicação: locutores e repórteres(televisão e
rádio), telefonistas.

Profissionais de Marketing: operadores, vendedores, leiloeiros,
camelôs , políticos .

Profissionais de Setores da Indústria e Comércio: diretores, gerentes,
encarregados de seção, supervisores.

Profissionais do Judiciário: advogados, promotores e juízes.

Profissionais da Educação: professores de diferentes áreas e graus,
padres, pastores e fonoaudiólogos.

Ressalte-se que o fonoaudiólogo é um profissional da voz que também
lida com a voz de outros profissionais da voz, portanto é extremamente importante que fundamente seus procedimentos de atuação preventiva, de reabilitação e de aperfeiçoamento (estética vocal) numa filosofia que ele compreenda, aceite e sinta-se capaz de transferir às pessoas que o procuram, assim como possuir profundo conhecimento das técnicas vocais.
A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objeto de estudo a
comunicação humana em suas manifestações normais e patológicas em qualquer idade. É relativamente nova no Brasil, tendo surgido há aproximadamente quatro décadas atrás.
Em 1981 foram reconhecidos oficialmente os primeiros cursos de nível superior. Inicialmente o fonoaudiólogo tinha como campo de atuação apenas a clínica dos distúrbios de comunicação, com uma grande procura para o atendimento principalmente de crianças. Isto propiciou uma imagem social da Fonoaudiologia, vinculada ao atendimento infantil. Atualmente, com o crescimento da profissão, seu campo de atuação vem sendo ampliado e o fonoaudiólogo estuda e procura outras abordagens que não têm como objetivo apenas os aspectos clínicos.
Devido à grande importância da voz na Fonoaudiologia, em 1996,
esta passou a ser uma das quatro áreas de especialidade instituídas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Hoje, cabe ao fonoaudiólogo especialista em voz cada vez mais
divulgar suas possibilidades de atuação e propor ações diferenciadas em três
aspectos: preventivo, clínico e de aperfeiçoamento vocal . Acredita-se que, atualmente, o profissional da voz busca na Fonoaudiologia informações e procedimentos necessários para o uso adequado de sua voz. A Fonoaudiologia enriquece seu campo de estudo e atuação no trabalho com este profissional, já que através de técnicas vocais apropriadas é possível aperfeiçoar a qualidade vocal do profissional da voz.

"Muito importante essas indagações da Maria Ignez, ressalta toda a importância da Fonoaudiologia com os profissionais da voz."

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário