Cirurgia do ouvido biônico será realizada em Salvador/BA
Dispositivo de alta tecnologia, o implante coclear está sendo oferecido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A iniciativa pioneira na Bahia, cuja seleção dos pacientes começa este mês, promete melhorar a qualidade de vida dos deficientes auditivos no estado.
O Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que funciona em Salvador, na Bahia, inicia este mês a triagem de pacientes para a realização das primeiras cirurgias de implante coclear feitas pelo Sistema Único de Saúde. Conhecido como "ouvido biônico", o implante caracteriza-se como um dispositivo eletrônico de alta tecnologia, que estimula eletricamente as fibras nervosas remanescentes, permitindo a transmissão do sinal elétrico para o nervo auditivo e possibilitando ao usuário a capacidade de perceber o som. Atualmente, mais de 60 mil pessoas são usuárias desse sistema.
De acordo com o coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do hospital, Eduardo Barbosa, a primeira cirurgia será realizada na primeira semana de fevereiro. "Entretanto, nossa equipe já está trabalhando para fazer as avaliações pré-cirúrgicas e a seleção dos primeiros candidatos ao procedimento", ressalta. Segundo a médica Adriana Silveira, a realização da representa para a população uma nova e extraordinária possibilidade de inclusão social. "É uma iniciativa que garante aos beneficiados melhor qualidade de vida e maiores chances de superação das limitações que a deficiência auditiva pode trazer quando não tratada adequadamente", explica.
O implante coclear é um avanço significativo em comparação aos aparelhos auditivos convencionais. O funcionamento desse dispositivo difere do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), que apenas amplifica o som,pois, fornece impulsos elétricos para estimulação das fibras neurais remanescentes em diferentes regiões da cóclea (ouvido interno).
A médica conta, ainda, que podem ser cadastradas para a cirurgia crianças, a partir dos 12 meses de idade, e adultos que apresentem deficiência auditiva sensorioneural bilateral de grau severo e profundo e que não obtiveram benefícios com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual.
O acompanhamento pós-cirúrgico dos pacientes usuários do implante coclear será realizado por uma equipe interdisciplinar. Após a cirurgia, o paciente será periodicamente reavaliado e passará por sessões semanais de terapia fonoaudiológica para treinamento da capacidade auditiva com o novo dispositivo. Os primeiros resultados começam a surgir entre o terceiro e o sexto mês, a depender da faixa etária e da condição auditiva prévia do paciente.
O coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Santo Antônio, Eduardo Barbosa, e a médica Adriana Silveira estão à disposição para prestar mais informações sobre as primeiras cirurgias gratuitas de implante coclear. Eduardo Barbosa: (71) 8895-6200 e Adriana Silveira: (71) 8831-6200 / 3186-0200
Fonte: Clique Aqui
Cirurgia do ouvido biônico
In Cirurgia, In Fonoaudiologia, In Ouvido, In Surdezquarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Posts Relacionados:
- Dislexia no Fantástico
- ARTIGO SOBRE DISLEXIA
- Fonoaudiologia estética e suas intefaces
- Profissões de risco para os ouvidos
- Infecções nos ouvidos
- Riscos para os ouvidos no verão
- Alcoutim erradica surdez
- Deficiência Auditiva
- Aplicativo de celular facilita comunicação entre surdos
- Despesas com prótese auditiva poderão ser deduzidas do IR
- Teste para evitar risco de surdez
- A surdez que ataca cada vez mais cedo
- Tecnologia de celular leva som a surdos
- Tecnologia ajuda no combate à surdez
- Médicos implantam 50º "ouvido biônico" em Curitiba
- O primeiro implante do ouvido médio
- Cirurgia do ouvido biônico
- Motricidade Oral
- Cursos - Centro de Estudo da Voz (CEV)
- A atuação fonoaudiológica em UTI neonatal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
olá, moro no rio de janeiro. gostaria de saber se tem previsao pra essa cirurgia chegar por aqui, eu faço tratamento no hospital servidores do estado. ja operei 3 vezes timpanoplastia, acho que é esse o nome do tipo de cirurgia. tem algum jeito de eu ir pra esse hospital de salvador? fiz audiometria semana passada, e eu ja perdi 60% da audição. e tento concurso na area militar passo mas sempre fico na audiometria. meu sonho é ser militar. fiquei tao feliz quando eu vi uma reportagem no sbt dizendo sobre essa cirurgia.
30 de setembro de 2009 às 08:07tenho fé que vou ficar bom dessa audição.
Bom tarde, moro no Rio de Janeiro,gostaria de saber se exite cirurgia para quem tem 70% de perda interna e nunca operei, estou interessada se realmente vai funcionar para melhora a audição por favor fico esperando a sua resposta. Obrigada Marluci
12 de outubro de 2009 às 11:33e-mail: marlucisb@ig.com.br
Em minha familia existem varios casos de perdas de audiçao, alguns chegando a perda total. O uso do aparelho auditivo nao é eficaz, todos os profissionais consultados ate hoje afirmam que isso ocorre devido ao tipo de problema, que nao esta na coclea e provavelmente no nervo, nenhum deles ate hoje conseguiu identificar a causa real da perda de audiçao que é hereditaria. É possivel fazer uma avalição se enviarmos os exames que ja foram feitos? keila.tomcosta@hotmail.com
20 de outubro de 2009 às 18:45Por favor,sou surdo de nascença tenho 29 anos e meu maior sonho é ouvir para poder trabalhar e principalmente me comunicar com meus filhos.Como posso os exames de triagem,para fazer a cirurgia? Aguardo resposta.e-mail deninha.ba@hotmail.com.Obrigado
22 de outubro de 2009 às 13:58Flaviano Batista de Carvalho
Poços-Campo Formoso-Ba Tel.(74)3552-1228
Boa tarde, tenho um irmão que é surdo de nascença e os médicos disseram que ele tem perda de 100%. Na gestação minha mãe teve Rubeola.
20 de janeiro de 2010 às 11:18Nesse caso o mesmo poderia se submeter a esta cirurgia com sucesso.
Airton Flores
EU TENHO 29 ANOS E NAO NASCI COM PROBLEMA DE AUDIÇAO , POIS DEPOIS DE UM ANINHO E DEU INFECÇAO NO MEU OUVIDO ESQUERDO E NAO ESCULTO NADA . MEU OUVIDO ESQUERDO NAO ESTA 100% , NO LADO DIREITO ESCULTO BEM , MAS SO TENHO UM OUVIDO ESCULTAR NO LADO DIREITO.. QUERO FAZER CIRUGIA NO LADO ESQUERDO . TENHO DIFICULDADE DE FALAR POR CAUSA DO MEU OUVIDO E ATRAPALHA MINHA VOZ . ME AJUDA POR FAVOR: MANDA MEU EMAIL: jiraya264@bol.com.br ou (84) 3279 2771 NATAL/ RN..
30 de março de 2010 às 10:56Postar um comentário