Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Equipamento audiológico

sábado, 31 de janeiro de 2009

Equipamento audiológico inédito é desenvolvido pela Uncisal

A complexidade do sistema auditivo humano necessita atualmente de três diferentes tipos de equipamentos para a definição de diagnósticos elétricos do sistema nervoso central (SNC) referentes, por exemplo, à perda de audição, labirintite ou câncer nas vias auditivas, entre diversos outros problemas de nomes menos populares. Pedro de Lemos Menezes, professor da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, em sua tese de doutorado, defendida na Universidade de São Paulo (USP), reuniu os três aparelhos em apenas um, com uma redução de 90% no custo final do equipamento em comparação ao somatório dos três.

Ele explica que usou um computador pessoal (PC) e uma placa de som, criou um amplificador biológico, desenvolveu um software e obteve o resultado desejado ao reunir diferentes características dos dois equipamentos existentes que medem as respostas elétricas auditivas, no SNC , acrescentando as funções do aparelho que realiza exames de avaliação elétrica do equilíbrio por meio de contração muscular e estímulos sonoros. "O mais complexo foi o software, viabilizado com a participação fundamental do professor Renato Glauco de Souza Rodrigues, que trabalha no Laboratório de Instrumentação e Acústica (LIA), aqui na UNCISAL. A partir das nossas incansáveis discussões técnicas, o programa foi desenvolvido", agradece Pedro Menezes.

O complexo sistema de leitura desenvolvido, composto por componentes eletrônicos simples, é conectado ao indivíduo por meio de eletrodos fixados na superfície da pele. De acordo com o professor Pedro, não há em Alagoas nem um equipamento em funcionamento para tais finalidades. "O profissional de saúde, com o uso desse novo equipamento, vai gerar estímulos sonoros e registrar o caminho a partir da porção interna do ouvido até a parte do cérebro que registra os sons ou analisa o equilíbrio, a depender do exame escolhido. Dessa forma é possível identificar se há algum bloqueio de maneira bastante precisa, seja por um tumor ou por outros fatores", explica ele.

O pesquisador observa ainda que o SUS em Alagoas não disponibiliza essa especialidade de exame em sua plenitude aos seus usuários. "Esses tipos de exames são muito caros, e os equipamentos custam de R$ 20 mil a R$ 120 mil. A minha proposta é viabilizar a inclusão desses exames audiológicos para usuários do SUS em Alagoas", adianta Pedro.
por Uncisal

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário