Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Pesquisa sobre audição em Dallas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Catarinense apresenta pesquisa sobre audição em Dallas

Itajaí/SC – Sheila Andreoli Balen, pesquisadora do curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participa, entre os dias 1º e 4 de abril, do American Academy of Audiology Annual Meeting, que acontece na cidade de Dallas, no Estado do Texas nos Estados Unidos. Na ocasião, ela apresentará três pesquisas desenvolvidas por meio da iniciação científica na Univali, sendo que duas delas estão vinculadas ao projeto Software Auxiliar na Reabilitação de Distúrbios Auditivos (Sarda), que conta com fomento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Governo Federal.

As pesquisas que serão apresentadas tratam da influência do nível sócio-econômico na resolução temporal em crianças, da aplicação em crianças brasileiras de um software americano voltado para pessoas com distúrbios auditivos e um estudo sobre o desenvolvimento de crianças com distúrbios do processamento temporal auditivo coma aplicação do Sarda.

O Sarda é um software ilustrado que auxilia na aprendizagem de crianças com distúrbio auditivo, será utilizado por fonoaudiólogos e professores para desenvolver habilidades de audição como localização da fonte sonora, discriminação e memória auditiva, atenção seletiva e atenção sustentada. Ele está disponível, em caráter de teste, no endereço www.univali.br/sarda.

O sistema permite o registro e gerenciamento do desempenho em um jogo terapêutico permitindo que os resultados individuais dos pacientes fiquem armazenados. Ele possibilita ao fonoaudiólogo o gerenciamento das informações e o planejamento da forma mais eficaz das intervenções. Ele foi criado para auxiliar fonoaudiólogos e professores a diminuir os problemas de linguagem e de aprendizagem em crianças. Para utilizá-lo são necessários apenas acesso a internet, leitor de flash instalado no computador e fones de ouvido de boa qualidade.

Logo nas primeiras aplicações do sistema, foram observadas melhoras na audição e também na consciência fonológica das crianças: “Essas são habilidades essenciais para o processo de aprendizagem. Nós constatamos que com o uso do software as crianças ficaram mais atentas. Isso acaba repercutindo em todos os outros momentos da escola”, aponta a pesquisadora Sheila Balen.

Wagner Mezoni

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário