Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Tudo a seu tempo

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Os pais estão acostumados a ouvir que cada bebê tem seu tempo. Para sentar, engatinhar, andar e falar. Mas basta uma comparação com outras crianças para a insegurança aflorar. Especialmente com relação ao desenvolvimento da linguagem.
Alguns bebês iniciam o processo de fala aos nove meses. Outros, só vão pronunciar as primeiras palavras aos dois anos. Tal disparidade preocupa, mas os pais precisam saber que o comportamento de quem convive com o bebê é decisivo para o desenvolvimento da comunicação verbal. Segundo a fonoaudióloga clínica Maria do Rosário Bezerra, a criança percebe o estado emocional dos pais, e sente quando está sendo cobrada.
_ Algumas crianças perdem o interesse e deixam de exercer a função linguística com prazer _ explica.
Além da ansiedade, a fonoaudióloga explica que a negligência diante das descobertas das crianças interfere negativamente. Para Maria do Rosário, é preciso dar aos filhos o direito de errar, derrubar objetos, falar frases incompletas. O ambiente precisa ser acolhedor para que elas se sintam seguras. Além disso, o desenvolvimento da linguagem é determinado por fatores genéticos, ambientais e sociais.
_ Ter contato com o chão, com a grama, a areia da praia são experiências sensório-motoras que contribuem para a formação dos primeiros conceitos que a criança tem do mundo. Uma fase oral bem vivenciada influencia positivamente na boa aquisição da fala _ explica.
A doutora em fonoaudiologia e professora da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo Debora Maria Befi-Lopes afirma que nenhum processo natural, como a fala, deve causar ansiedade. Caso os pais suspeitem que existe um atraso, devem procurar auxílio profissional.

Etapas da fala
Pré-linguística: a partir dos seis meses, quando o bebê balbucia fonemas sem significado expresso. Os primeiros sons permitem que ele estabeleça contato auditivo com a própria voz. Ele descobre o som e brinca, chamando a atenção dos pais, que interagem aos balbucios. O bebê sente a satisfação dos adultos a cada barulhinho e tende a repetir o comportamento vocal. É nessa fase que ocorre o processo de aquisição da linguagem por intermédio da elaboração de pensamentos. Por meio dos sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato), os bebês constróem a compreensão para que a fala ganhe significado e utilidade.

Linguística: ocorre entre um e dois anos. É quando surgem as primeiras palavras. Daí em diante, mais palavras surgem e se conectam umas às outras, formando as primeiras frases. A fala só é produzida com real significado quando espontânea, sem imitar um adulto. Por exemplo: pode falar "bó" para bola, "papá" para qualquer tipo de alimento. O que importa é que a produção oral remeta exatamente ao objeto ao qual ela está se referindo. O processo de fala propriamente dito, isto é, produção de sons associada ao significado, se inicia em torno de um ano. As primeiras frases surgem por volta de dois anos, a gramática, aos três e, aos cinco anos, uma criança em desenvolvimento normal é compreendida e compreende qualquer adulto que fale a mesma língua que ela.

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário