Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Gagueira pode prejudicar busca por emprego ou em ambiente de trabalho

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cerca de 1,9 milhão de brasileiros sofrem de disfluência, distúrbio da fala popularmente conhecido como gagueira e que é comumente associado ao nervosismo ou à ansiedade. Na verdade, segundo especialistas, a gagueira tem origem neurológica e não deveria ser tratada de forma pejorativa ou ser motivo de gozação, como acontece na maioria das vezes. Isto pode desencadear uma série de conflitos sociais e emocionais na pessoa que gagueja.

“O indivíduo que gagueja enfrenta uma grande dificuldade de se comunicar com as demais pessoas. Muitas vezes, ele acaba se excluindo socialmente, por virar alvo de brincadeiras entre os colegas, principalmente no local de trabalho. Isso pode acarretar outros problemas de ordem psicológica”, explica Érica Ferraz, fonoaudióloga do Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única a oferecer um produto para tratamento da gagueira, o SpeechEasy.

Segundo a profissional de fonoaudiologia, a pessoa que gagueja, muitas vezes, acaba sendo prejudicada em uma entrevista para um emprego ou não é levada a sério no ambiente corporativo. No entanto, o fato de o indivíduo ser gago não tem qualquer influência sobre a sua capacidade intelectual ou seu desempenho profissional.

Os responsáveis pela área de Recursos Humanos nas empresas podem detectar um colaborador com disfluência e que enfrente dificuldades no ambiente de trabalho, mas nem sempre estão preparados para lidar com este problema. Quando a gagueira for detectada, o funcionário deve ser orientado a procurar um profissional especializado, no caso, o fonoaudiólogo. Ele fará uma análise completa para avaliar o grau de gagueira do indivíduo e qual o melhor tratamento em cada caso.

De acordo com o IBGE, a população brasileira é de 192 milhões de pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma persistente, crônica. Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.

Gostaria de sugerir uma pauta sobre os problemas sociais decorrentes da gagueira, principalmente no ambiente de trabalho.

Sugestão de fonte sobre o assunto: sugerimos entrevista com a fonoaudióloga Érica Ferraz, do Grupo Microsom, para falar sobre os níveis de gagueira, a partir de quando ela pode se tornar um problema sério, tratamentos para a gagueira, como os amigos e colegas de trabalho podem auxiliar o que gagueja, além de mitos e verdades sobre o problema. Podemos também sugerir personagens para a pauta.

Speacheasy - O Grupo Microsom trouxe ao País uma grande inovação: o SpeechEasy, o único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. Trata-se de um dispositivo portátil, personalizado e usado na orelha. O SpeechEasy trabalha a partir de duas grandezas: tempo e freqüência. Estes dois elementos simulam o efeito coro, um fenômeno natural que reduz a gagueira e que permite às pessoas falarem mais fluentemente. O SpeechEasy simula este efeito, fazendo com que a pessoa ouça a sua própria voz com um pequeno atraso. Esta tecnologia possibilita o aumento da fluência em diversas situações, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

Perfil do Grupo Microsom - O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos e de gagueira.

Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que são adaptados a partir da necessidade individual de cada paciente.

Com o intuito de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.

Fonte: Clique Aqui

1 comentários:

Luíza disse...

Tomei conhecimento há pouco desta notícia e achei que ela merecia ser melhor divulgada:

II Fórum Científico IBF/UFRJ trará em abril ao Brasil o maior especialista mundial na pesquisa científica da gagueira, Dr. Gerald Maguire, da Universidade da Califórnia.

Link da fonte:
http://www.overmundo.com.br/agenda/ii-forum-cientifico-ibfufrj

3 de março de 2009 às 10:26

Postar um comentário