Única empresa de soluções auditivas participante do evento, Microsom apresentará aparelhos inovadores para deficientes auditivos e portadores de gagueira
O Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil e distribuidora dos produtos da Unitron Hearing, será a única do setor de fonoaudiologia a participar da VII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech 2009). O evento será realizado entre os dias 2 e 5 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
“A deficiência auditiva é um problema que atinge cerca de 15% da população brasileira. Muitos sequer desconfiam que têm alguma perda de audição. O mesmo vale para as pessoas que gaguejam, que agora podem contar com um aparelho que auxilia no tratamento da disfluência”, afirma o diretor comercial do Grupo Microsom, Dilson Pavezi.
Durante o encontro, a empresa apresentará sua linha de aparelhos auditivos e seu futuro lançamento, o Yuu, aparelho auditivo high tech que chega em breve ao mercado brasileiro. Além disso, será apresentado o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira e comercializado com exclusividade pelo Grupo Microsom no Brasil desde 2008. “Nosso objetivo na Reatech 2009 é apresentar aos visitantes nossa linha completa de aparelhos auditivos, além do SpeechEasy, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas”, diz Pavezi.
As fonoaudiólogas da empresa, Érica Ferraz e Patrícia de Rissio, apresentarão, respectivamente, as seguintes palestras informativas: “Gagueiras - mitos e verdades sobre o problema” e “O que você sabe sobre sua saúde auditiva? Conhecendo as vantagens e as desavantagens da vida moderna". Ambas serão realizadas no dia 4 de abril, no auditório 4 da Reatech.
Yuu
Este produto, disponibilizado pelo Grupo Microsom, faz parte de uma sofisticada linha de aparelhos auditivos e tem 20 canais que proporcionam amplificação com excelente qualidade sonora. Os algoritmos de redução de ruído e ênfase para fala permitem uma amplificação mais confortável e com foco nos sons de fala, visando melhor desempenho em situações de conversa. “Antigamente, as alterações nos aparelhos só estavam ao alcance dos especialistas e poderiam ser feitas somente durante a consulta. Agora, o usuário que necessitar de mais nitidez para sons de fala, por exemplo, poderá realizar o ajuste no próprio aparelho Yuu ou por meio de um controle remoto inteligente, o Smart Control”, afirma a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, Maria do Carmo Branco.
As principais vantagens do Yuu estão relacionadas ao fato de ele poder ser completamente personalizado, de acordo com o perfil e as necessidades do usuário, já que seu programa automático possibilita tornar a amplificação mais adequada para diversos ambientes sonoros. Além disso, o usuário poderá interagir com o aparelho e alterar suas regulagens no exato momento em que necessitar. “Antes, o máximo de interatividade que o paciente tinha com seu aparelho era na hora de controlar o volume. O Yuu permite a regulagem de outras características da amplificação, possibilitando mais conforto e satisfação em ambientes sonoros complexos, como em uma festa ou em um restaurante”, diz Maria do Carmo.
SpeechEasy
O SpeechEasy, comercializado pelo Grupo Microsom, é o único aparelho disponível no Brasil que auxilia o tratamento da disfluência. Trata-se de um dispositivo portátil, usado na orelha e confeccionado de forma personalizada para cada usuário. O objetivo dele é reproduzir o efeito coro, por isso é utilizado na orelha.
“O efeito coro é um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. Ele ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira. O SpeechEasy, por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, fornece a sensação da pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando o efeito coro, que reduz a gagueira”, explica a fonoaudióloga responsável pelo aparelho, Érica Ferraz.
O SpeechEasy é um tratamento possível, que une tecnologia avançada e conforto para a pessoa que gagueja, mas deve ser utilizado em combinação com tratamento fonoaudiológico especializado para que seu benefício seja otimizado.
Números relacionados à deficiência auditiva
Segundo o Censo 2000 do IBGE, aproximadamente 24,6 milhões de pessoas, ou 14,5% da população total do Brasil, apresentaram algum tipo de incapacidade ou deficiência. Deste total, mais de 5 milhões apresentaram deficiência auditiva, sendo cerca de 3 milhões de homens e quase 2,8 milhões de mulheres. Entre todos os brasileiros com algum grau de deficiência auditiva, um pouco menos de 170 mil se declararam surdos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 42 milhões de pessoas acima de 3 anos de idade são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Ainda segundo números da OMS (1994) e do Censo 2000, a deficiência auditiva no Brasil ocupa o terceiro lugar entre todas as deficiências do País, representando 16,7% do total da população que tem algum tipo de deficiência.
A presbiacusia, perda auditiva devido à idade, é a principal causa de deficiência auditiva nos idosos, uma incidência de cerca de 30% na população com mais de 65 anos de idade.
Números relacionados à gagueira
De acordo com o IBGE, a população brasileira é de 192 milhões de pessoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), a incidência da gagueira no Brasil é de 5%, ou seja, 9,5 milhões de brasileiros estão passando por um período de gagueira neste momento. Este número é maior do que a população da cidade do Rio de Janeiro. A prevalência da gagueira é de 1%, ou seja, 1,9 milhão de brasileiros gaguejam há muitos anos de forma persistente, crônica. Este número é maior do que a população de Manaus ou Curitiba.
Palestras do Grupo Microsom
“Gagueira: Mitos e verdades sobre o problema. Tecnologia aliada ao tratamento”
Palestrante: Érica Ferraz
Data: 4 de abril
Horário: das 10h às 11h
Local: Auditório 4
"O que você sabe sobre sua saúde auditiva? Conhecendo as vantagens e as desavantagens da vida moderna"
Palestrante: Patrícia de Rissio
Data: 4 de abril
Horário: das 11h às 12h
Local: Auditório 4
Sobre o Grupo Microsom
O Grupo Microsom é uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas e a única em tratamento da gagueira. A companhia foi fundada em 1991 e oferece soluções de bem-estar para pacientes com problemas auditivos e de gagueira.
Desde 1994, o Grupo Microsom é o distribuidor exclusivo da empresa canadense de aparelhos auditivos Unitron Hearing. Com o intuito de oferecer novas e melhores soluções para o bem-estar, desde 2008, a companhia comercializa o SpeechEasy, único aparelho no mundo para tratamento da gagueira. O SpeechEasy é um discreto aparelho que promove a fluência em pessoas que gaguejam e que são adaptados a partir da necessidade individual de cada paciente.
Com o intuito de proporcionar um atendimento personalizado, o Grupo Microsom conta com profissionais altamente capacitados e oferece serviços diferenciados e especializados, em uma estrutura de primeira linha, com laboratórios equipados com os mais modernos recursos e ferramentas para confecção de moldes auriculares e aparelhos auditivos intra-aurais, além de uma ampla sala de assistência técnica, com equipamentos de última geração para avaliação, revisão e limpeza de circuitos digitais.
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário