Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Ex-aluno de fonoaudiologia lança livro e CD’s para crianças

sexta-feira, 29 de maio de 2009

* Entrevista feita por Masini da Assessoria de Imprensa da Universidade de Franca-SP



Ricardo Victor, de Bambuí – MG, é ex-aluno do curso de fonoaudiologia da Unifran e retornou à universidade, agora como profissional da área, para participar como palestrante, hoje (21), às 19 horas, na Jornada de Fonoaudiologia da Instituição e fazer três apresentações musicais, duas delas para alunos do infantil do Colégio Alto Padrão Objetivo e uma para crianças da sala especial do projeto Descobrindo o Mundo . Ricardo trouxe consigo duas novidades, seu mais recente livro (foto), acompanhado de dois CD´s de músicas para crianças.

A publicação “Música e Fonoaudiologia na Escola, em: cantando e aprendendo, tem como objetivo efetivar as diferentes formas de aquisição de conhecimento utilizando a linguagem universal da música; estimular a fala; desinibir e desenvolver as expressões; facilitar a comunicação e o aprendizado; descontrair o ambiente e caminhar ao lado da sistematização do processo de aprendizagem da escola, permitindo que a criança aprenda com mais entusiasmo e facilidade, proporcionando desenvolvimento pedagógico, emocional e social de forma simples, inovadora e prazerosa. “Viemos ao mundo embalados por canções. Minha mãe conta que durante a gestação, eu só parava de chutar sua barriga, se escutasse uma música ou ela começasse a cantar”, ilustra Ricardo.

O livro é bem didático, possibilitando a educadores realizem dinâmicas com as crianças através dos CD´s. Várias músicas, com letras cifradas, compõem as páginas da publicação. “A idéia é facilitar, ajudar que outras pessoas possam tocar e cantar as melodias”, justifica o autor.

Nos tempos de Unifran, era Ricardo e mais cinqüenta mulheres na sala. O fonoaudiólogo lembra que levou para a sala de fonoterapia o violão, o teclado e instrumentos de percussão, confeccionados com materiais reciclados. Ele conta que com a música alcançou todos os objetivos com seus pacientes e em alguns casos superou os prognósticos. “Tenho um carinho enorme pela Universidade, ela me acolheu e ainda oferece todo respaldo à minha profissão. Minha trajetória como aluno foi a melhor e a mais rica em experiência cientifica, além de inspiradora, pois foi na Clínica de Fonoaudiologia e com o apoio dos meus mestres que comecei a compor músicas terapêuticas. Esta atividade é meu maior investimento e a minha realização profissional. O apoio, a base e o companheirismo dos professores me fizeram um profissional ético e pronto para vencer no mundo”, disse.

A inserção da música na escola, numa perspectiva fonoaudiológica, é uma estratégia que facilita e possibilita uma comunicação mais elaborada. E tem objetivos profiláticos a uma futura dificuldade na aprendizagem, bem como na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem. A junção de idéias torna o aprendizado mais efetivo e consistente, pois além de fazer o seu papel de interação, descontração e socialização, a música passa a ser indispensável no trabalho do educador, por ser uma arte auditiva e sensitiva, cujo objetivo é possibilitar aos alunos maior concentração, facilidade na retenção de conteúdos e na aquisição de novos conceitos.

Para Ricardo, a música proporciona melhora na auto-estima, equilíbrio emocional, bom comportamento, aumento de atenção e concentração, desinibe e proporciona melhor comunicação e um importante autoconhecimento; tornando o indivíduo mais perceptivo para a compreensão e elaboração de conceitos. “É fato que a utilização da música na educação infantil melhora a atenção, integração e interação dos alunos nas ações propostas em sala de aula e também favorece o início da independência das crianças. Além disso, a música, quando utilizada com objetivos terapêuticos, sistematiza o desenvolvimento da fala, dos bons hábitos e promove o amadurecimento da criança”, finaliza.

Atualmente, Ricardo é professor de música e fonoaudiólogo no Centro Educacional “Evolução” na cidade de Bambuí - MG e na escola Comecinho de Vida, em São Gotardo - MG - rede Promove de Ensino; Fonoaudiólogo e gerente clinico da APAE de Bambuí - MG; Palestrante; compositor, cantor, articulador do Processo de Inclusão Escolar; Membro da Coordenação do Curso de Libras da Superintendência Regional de Educação do Centro Oeste de Minas.

Contatos com o Ricardo Victor pelos telefones: (37) 9197 8203 / (37) 3431 5328 ou por e-mail: ricardovictormusic@yahoo.com.br

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário