Amenizar as marcas do tempo ou adiá-las é o desejo de boa parte das pessoas. Não são só cremes, aplicações de Botox e cirurgias plásticas que colaboram com o rejuvenescimento facial. A fonoaudiologia também é uma aliada, principalmente para quem quer fugir de agulhas, anestesias e cicatrizes.
Isso porque erros a fala, respiração, deglutição, mastigação e mímica facial interferem de forma negativa na aparência. Por exemplo, o costume equivocado de inspirar e expirar pela boca leva à queda das bochechas e dos lábios. O incômodo bigode chinês (sulco entre o canto do nariz e da boca), por sua vez, pode ser causado até pela mastigação inadequada. "Há pessoas que mastigam muito rápido e na frente, solicitando muito o músculo da região do bigode chinês e pouco o que está acima, que fica flácido e cai. O ideal é colocar o alimento mais no fundo", explica a fonoaudióloga Gisele Valdstein, especializada em fonoaudiologia estética facial.
Para driblar os efeitos do passar dos anos, a alternativa consiste em corrigir os hábitos prejudiciais e equilibrar a musculatura do rosto e do pescoço (que pode ser flácida ou hipertensa), com exercícios de tonificação ou alongamento. Além disso, alia massagem e drenagem linfática, estendidas ao colo e aos ombros. Vale lembrar que ativa a produção de colágeno (que sustenta a pele) e ainda promete um efeito lifting (de levantar).
É indicada como forma de prevenção dos 20 aos 40 anos. Como não faz milagres, a ideia é retardar o aparecimento de rugas e a flacidez. A partir dos 40, a meta passa a ser atenuar os problemas. "Dependendo da flacidez, a única forma de amenizar consideravelmente é com uma plástica, mas, mesmo quando digo isso, algumas pessoas apostam na fonoadiaulogia para aprender a deixar o rosto mais tonificado, a pele mais bonita e a melhorar a produção de colágeno."
A profissional lembra que também ajuda a fortalecer a musculatura de quem passou por um grande emagrecimento, como após uma cirurgia bariátrica, e apresenta flacidez no rosto. As massagens colaboram na recuperação de cirurgias da face e os exercícios faciais e a consciência da musculatura auxiliam na manutenção dos seus resultados.
Sessões
A proposta pede de 10 a 20 sessões semanais com um fonoaudiólogo, dependendo do caso, com 40 a 45 minutos de duração. Mas é importante integrar os exercícios ao dia a dia, já que, como em qualquer trabalho muscular, o resultado se perde quando a prática é deixada de lado.
Fonte: Clique Aqui
Fonoaudiologia ajuda no rejuvenescimento facial
In Estética facial, In Fonoaudiologiaquinta-feira, 24 de setembro de 2009
Posts Relacionados:
- Dislexia no Fantástico
- ARTIGO SOBRE DISLEXIA
- Fonoaudiologia estética e suas intefaces
- Terapia da Fala e a Estética da Face
- Fonoaudiologia Estética
- Fonoaudiologia contra o envelhecimento
- II Curso Básico de FONOaudiologia ESTÉTICA
- Fonoaudiologia ajuda no rejuvenescimento facial
- Fonoaudiólogo na estética facial
- Motricidade Oral
- Cursos - Centro de Estudo da Voz (CEV)
- A atuação fonoaudiológica em UTI neonatal
- Alterações da fala e da linguagem
- Respiração Bucal: Uma Visão Fonoaudiológica na Atuação Multidisciplinar
- Disfagia – Dificuldade de Engolir:
- Fonoaudiologia vence Prêmio Melhor Campanha de Voz 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário