O conceito de beleza e jovialidade vem rompendo barreiras. A busca pelo belo traduz-se nos cuidados com a face e com o corpo, sendo cada vez maior e mais precoce.
A beleza, a juventude, e o bem-estar estão relacionados à qualidade de vida, à boa saúde, justificando o interesse de uma gama diversa de profissionais nesta temática.
A face diz muito sobre a personalidade, o humor, a história de vida do indivíduo, transmitindo sentimentos a partir das diferentes expressões faciais constituindo-se um importante canal de comunicação. Nesse contexto surge, como uma nova alternativa de trabalho junto à estética da Face, a atuação do fonoaudiólogo, redimensionando sua área de trabalho, tamanha a sua abrangência.
Essa abordagem ligada à Estética reflete um novo campo da Motricidade Orofacial, que é uma especialidade responsável pelos músculos da cabeça e pescoço e as funções de respiração, deglutição, sucção, mastigação e fala.
O aparecimento das rugas pode estar relacionado às alterações miofuncionais e posturais, uma vez que as funções mais importantes dos músculos da expressão facial relacionam-se com a alimentação, mastigação, fonação e movimentos oculares. Suas contrações produzem na face variações na forma de pregas e sulcos da pele que alteram a fisionomia e exteriorizam os sentimentos.
O trabalho mio funcional na Estética Facial tem como objetivo previnir, avaliar e adequar os músculos da mímica facial, assim como as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala, as quais podem estar alteradas pelo envelhecimento ou pela atividade excessiva da musculatura. Busca-se a harmonia facial, diretamente ligada à beleza.
É possível, entretanto, dosar uso e contração muscular, diminuindo exageros e buscando um funcionamento mais natural e um equilíbrio que não sobrecarregue desnecessariamente a musculatura da expressão facial.
O programa engloba uma seleção de manipulações na pele e nos músculos faciais e do pescoço, bem como a escolha apropirada de exercícios, selecionados individualmente conforme a necessidade.
Exercícios antes usados para ajudar pessoas com problemas para falar ou para mastigar, agora, são aplicados para a estética da face propiciando minimizar ou eliminar as mímicas faciais exacerbadas ou inadequadas; harmonizar o estético e o funcional; equilibrar as forças musculares da face e pescoço; eliminar e/ou atenuar as rugas e marcas de expressão; fortalecer e sustentar a face; aumentar a oxigenação e vascularização da pele; proporcionar a aquisição de hábitos saudáveis orofaciais e cervicais; e adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.
Quando mais cedo iniciar o trabalho fonoaudiológico, melhores serão os resultados. Os benefícios são observados em todas as faixas etárias. O ideal é que busque um trabalho multiprofissional. Atuação fonoaudiológica ocorre em parcerias com os cirurgiões plásticos, dermatologistas, endocrinologistas, nutricionistas, e educadores físicos, promovendo saúde da face geral do indivíduo. O trablho fonoaudiológico associado ao médico promove resultados mais completos, unindo-se a melhora muscular à pele. A medida que promove o equilíbrio da dinâmica dos músculos faciais, o fonoaudiólogo contribui para um visual mais belo e saudável, melhorando a auto-estima e a qualidade de vida.
Escrito por: Edelwis
Fonte: Clique Aqui
Posts Relacionados:
- Cursos - Centro de Estudo da Voz (CEV)
- A atuação fonoaudiológica em UTI neonatal
- Alterações da fala e da linguagem
- Respiração Bucal: Uma Visão Fonoaudiológica na Atuação Multidisciplinar
- Disfagia – Dificuldade de Engolir:
- Fonoaudiologia vence Prêmio Melhor Campanha de Voz 2010
- Dislexia no Fantástico
- ARTIGO SOBRE DISLEXIA
- Fonoaudiologia estética e suas intefaces
- Fonoaudiologia Estética
- Fonoaudiologia Estética
- Motricidade Oral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário