Uma das missões mais nobres da carreira está na prevenção de problemas auditivos em bebês. E a principal arma para isso é o teste da orelhinha, a triagem auditiva neonatal, que é realizado até 15 dias após o nascimento. O exame é realizado com o bebê dormindo, com um equipamento simples junto ao ouvido (foto acima).
– Quarenta municípios já fazem esse exame em todos os bebês para detectar precocemente alterações na cóclea (ouvido interno). Com isso, por meio de próteses ou implantes, pode-se evitar problemas – explica a fonoaudióloga Fabiana de Oliveira, professora do IPA e contratada pela prefeitura de Triunfo.
Significa que, com a intervenção fonoaudiológica, essa criança pode desenvolver melhor a sua linguagem. Sem isso, talvez seus pais somente descobrissem a deficiência aos três anos de idade, quando percebessem que o bebê não começou a falar.
– Esse aparelho emite um som dentro do ouvido do bebê. Se a audição dele é normal, o equipamento recebe uma resposta, uma espécie de eco. Caso não receba o retorno, será o caso de mais exames – explica Claudia Zanini, fonoaudióloga da Triagem Auditiva Neonatal do Hospital Presidente Vargas, na Capital.
Fonte: Clique Aqui
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário