Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

A Sua Voz é a Sua Vida!

quinta-feira, 18 de março de 2010

A voz reflete nossa saúde física e emocional, e para alguns a voz serve como instrumento de trabalho.

Muitos acham que a voz é só o resultado da vibração das pregas vocais à passagem de ar, ignorando o fato que a voz também pode passar por alterações.



Tão importante quanto o coração que bombeia o sangue para o corpo todo, a laringe também é um órgão que merece respeito e atenção diferenciada, principalmente para aqueles que utilizam a voz para exercer sua profissão.

O mau uso da voz propicia o surgimento de patologias (doenças) laríngeas, que são alterações nas pregas vocais que podem prejudicar ou até mesmo impedir o indivíduo de falar. A exemplo destas alterações encontramos os nódulos, pólipos, edemas, entre outros, que geralmente são ocasionados por esforço vocal ou outro tipo de mau uso da voz.

Por isso, vale relembrar que a sua laringe e, consequentemente, a sua voz merecem uma atenção diferenciada, de modo que todos devemos tomar cuidados especiais.

Consultar o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo periodicamente é muito importante, pois estes especialistas poderão avaliar as estruturas e o uso da sua voz, dando orientações preventivas, diagnosticando e tratando possíveis alterações se for o caso.

Vale lembrar que a prevenção de alterações leva a um diagnóstico precoce da possível patologia, e com isso, o tratamento será sempre mais rápido, podendo inclusive poupar o indivíduo de cirurgias.

Cuidados Especiais para a utilização adequada da voz:


* Hidratação sempre: Beba de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. A hidratação do organismo é fundamental;
* Evite permanecer em ambientes com ar condicionado, mas se não houver outra saída, intensifique a hidratação;
* O grito deve ser sempre evitado, mas em situações esporádicas em que faz-se necessário gritar (principalmente em certas profissões), grite com técnica, ou seja, com suporte respiratório adequado;
* Tossir ou pigarrear excessivamente provoca um atrito intenso nas pregas vocais, podendo feri-las, portanto, evite-os;
* Utilizar álcool em excesso, fumar ou falar muito em ambientes de fumantes irrita as pregas vocais, além de ressecá-las e dificultar sua vibração propiciando abusos vocais.


Cuide da sua saúde para ter uma voz saudável, pois ter uma voz saudável é cuidar da saúde!

Dra. Núbia Costa / CRFa. 10904-RJ

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário