A Assembleia Legislativa realizou uma sessão especial na noite desta sexta-feira (16) para ressaltar a necessidade dos cuidados com a voz - considerada o instrumento natural mais importante de comunicação do ser humano. O evento, presidido pela deputada Professora Vilma (PSB), também homenageou fonoaudiólogos mato-grossenses em nome de todos os especialistas dessa área da saúde.
"Esta data passou a ser referência para um alerta sobre os cuidados que devemos tomar para preservar a saúde da nossa voz", salientou a parlamentar. De acordo com o Comitê de Voz da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, em apenas um ano mais de quatro mil brasileiros morrem de câncer de laringe (cordas vocais) e muitas vidas e inúmeras vozes poderiam ser salvas com o diagnóstico precoce.
Os especialistas no trato da voz alertam que ela é importante na expressão artística de atores e cantores, e como instrumento de trabalho para cerca de 70% das pessoas que atuam no mercado. Eles também recomendam que não se deve gritar, cochichar, pigarrear ou tossir sem um motivo aparente.
Igualmente, não forçar a voz - principalmente quando gripado, nem fumar, consumir álcool em excesso, praticar exercícios físicos falando ou falar em demasia especialmente em ambientes com fumantes, barulhentos ou abertos e em período pré-menstrual ou após ingerir grandes quantidades de aspirinas, calmantes ou diuréticos.
Algumas das doenças da voz são rouquidão, paralisia das cordas vocais, papiloma, fuga glótica, utilização das bandas ventriculares, disfonia psicogênica, pólipos, nódulos e quistos, laringite crônica, leucoplasia e queratozes, refluxo e cancro de laringe.
Durante a solenidade, foram homenageados os fonoaudiólogos Adriana Maria Silva Lima Valente, Adriano Luiz Leite, Alessandra Arantes Abdala, Daniella Curriel, Gabriela de Luccia e Sonia Mazetto. O evento também foi marcado pela apresentação do Coral de Mato Grosso. Com 15 anos de existência, ele faz apresentações regulares e sempre enaltecendo a cultura do estado.
A sessão foi solicitada à deputada Professora Vilma pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá.
Fonte: Clique Aqui
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário