A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, através do setor de Fonoaudiologia (CEMURA – Centro Municipal de Reabilitação Auditiva) está agendando para os dias 13, 14 e 15, testes e exames de voz, especialmente para pessoas que trabalham com a voz e que apresentem alguma alteração, a exemplo de rouquidão, cansaço ao falar, dificuldade de engolir, pigarro constante, etc. No total serão atendidas 90 pessoas nos três dias, iniciativa que lembra o Dia Mundial da Voz, oficialmente no dia 16 de abril. Nesta data, uma palestra aberta para professores está sendo programada.
O trabalho será feito por pelo menos cinco fonoaudiólogas e por um médico otorrinolaringologista, no caso de alguma coisa mais grave detectada, das 9 às 13 horas. As pessoas já podem ligar para o telefone 3521 1731, no horário de funcionamento da Prefeitura, ou comparecer ao local na Avenida Brasil, no térreo do antigo prédio do Hospital Internacional. Segundo a fonoaudióloga e coordenadora regional do trabalho, Ana Paula Sanches, “a idéia é alertar e esclarecer a população sobre a importância dos cuidados com a voz”.
A iniciativa atende solicitação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa com apoio, aqui no Paraná, do Conselho Regional de Fonoaudiologia - 3ª Região/PR, do Sindicato de Fonoaudiologia, da Prefeitura de Curitiba, de universidades públicas e privadas e de empresas. A estimativa é que entre 5 e 8% da população apresente alguma dificuldade vocal, o que pode prejudicar a comunicação.
Sintomas: Cansaço ao falar, perda da voz no meio de frases, falta de ar enquanto fala, dificuldade ao engolir, pigarro constante, rouquidão, dor ou ardência na garganta são sintomas que alertam que a saúde vocal pode estar comprometida. Mais de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido. Portanto, uma alteração vocal compromete a qualidade de vida de um indivíduo no trabalho, no lazer e na sua comunicação de uma forma geral, podendo acarretar importante impacto social, econômico, profissional e pessoal.
Desta forma, o reconhecimento precoce dos sinais e sintomas de alterações de voz e a procura por atendimento com médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, previnem o surgimento de doenças graves. É necessário lembrar ainda, que o Brasil ocupa o segundo lugar mundial em incidência de câncer de laringe, em geral decorrente do uso do cigarro e bebidas alcoólicas. Um mal que tem cura quando diagnosticado em fase inicial.
Cuidados: a orientação é manter uma alimentação saudável, corpo hidratado com água, postura ereta, roupas confortáveis, descanso adequado, evitar gritar e falar em demasia em casos de gripes ou crises alérgicas e a automedicação. O lema desta campanha é: “Seja amigo da sua voz”.
Serviço:
Contatos com Ana Paula Sanches, fonoaudióloga e coordenadora regional
Telefone: 8825 4211
Fonte: Clique Aqui
Fonoaudiólogos orientam a população para o uso da voz
In Fonoaudiologia, In Vozquinta-feira, 8 de abril de 2010
Posts Relacionados:
- ARTIGO SOBRE DISLEXIA
- Fonoaudiologia estética e suas intefaces
- Fonoaudióloga dá dicas de como cuidar da voz
- A voz e as emoções
- Dicas para evitar o surgimento de problemas vocais
- Cuidados com cordas vocais são tema de semana especial
- Garça participará da Semana da Voz
- Evento ensina como cuidar da voz
- Fonoaudiólogos orientam a população para o uso da voz
- Cuidados com a Voz
- Detecção de doenças pela voz
- Motricidade Oral
- Cursos - Centro de Estudo da Voz (CEV)
- A atuação fonoaudiológica em UTI neonatal
- Alterações da fala e da linguagem
- Respiração Bucal: Uma Visão Fonoaudiológica na Atuação Multidisciplinar
- Disfagia – Dificuldade de Engolir:
- Fonoaudiologia vence Prêmio Melhor Campanha de Voz 2010
- Dislexia no Fantástico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário