Motivo de piada, muitas vezes sem graça, quem sofre desse distúrbio da fala não tem nenhum problema de inteligência. As pessoas gagas entendem perfeitamente e concluem com clareza o raciocínio do que querem falar.
Mas então, por que gaguejam?
Segundo o Instituto Brasileiro de Fluência – IBF, a gagueira é um distúrbio cerebral, onde o cérebro tem dificuldade para sinalizar o término de um som ou uma sílaba e, dessa maneira passa automaticamente para o próximo.
Com isso acontecem quebras ou rupturas involuntárias no fluxo da fala. Além de fatores neurológicos, estudos científicos apontam outros múltiplos fatores, como o genético, por exemplo.
Gagueira tem cura?
A doença tem tratamento e o quadro clínico dos pacientes pode evoluir consideravelmente. Entre as inovações para tratar a gagueira, há aparelhos muito pequenos que são utilizados na região interna da orelha.
Eles fazem com que a voz do usuário alcance o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o que favorece a fluência da fala em situações cotidianas e promove uma melhora na qualidade de vida.
Agora já sabe, nada de piadinhas sem graça com quem é gago. Informação e auxílio ajudam muito mais do que uma “socialização forçada e hostil”. O que acham?
Você já passou por uma situação constrangedora e gaguejou?
Conhece alguém que tem a doença e sofra com brincadeiras sem graça? Comente.
Fonte: Clique Aqui
Vo-você sa-sabe o que é Ga-gagueira?
In Fonoaudiologia, In Gagueiraquinta-feira, 22 de abril de 2010
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário