Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Disgrafia

quarta-feira, 30 de junho de 2010

oi publicada a matéria "Estudantes com disgrafia têm rendimento afetado", na internet (ver site abaixo) com boas informações. Segue um resumo da matéria:

Garranchos no papel, escrita além da margem do caderno e dificuldade para escrever podem ser indicadores de um distúrbio da aprendizagem denominado Disgrafia. O problema é melhor identificado em crianças de 9 a 10 anos e atinge uma média de 4% da população com Transtorno de Aprendizagem. Grande parte dos disgráficos apresentam baixo rendimento escolar e são considerados desatentos ou desleixados pelos pais ou professores.

Os especialistas consideram como principais características da disgrafia:
* Dificuldade para escrever;
* Escrita marcada por junção de letras maiúsculas e minúscula;
* Mistura de letra de forma e cursiva;
* Letras muito juntas ou incompletas;
* Dificuldade ou lentidão para realizar cópias;
* Falta de respeito à margem do caderno;
* Emprego de muita força na mão no momento da escrita que comprometem a caligrafia.

“Quando há esses indícios, é importante que se busque a intervenção o mais precocemente possível de modo a amenizar o problema da caligrafia”, afirmou Sônia das Dores Rodrigues, doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Laboratório de Distúrbios e Dificuldades da Aprendizagem e Transtornos da Atenção (Disapre) da Unicamp.

A disgrafia pode ser adquirida por lesão ou ser resultado de uma disfunção no Sistema Nervoso Central (SNC). Para alguns especialistas, enquanto a lesão resulta em perda de habilidades anteriormente adquiridas, a disfunção resulta no desenvolvimento anormal da habilidade de escrever. “A disgrafia de enfoque funcional começa a ter maior consistência a partir do início da escolarização. A habilidade de escrita vai ficando abaixo do nível esperado para a idade cronológica”, afirmou a neuropsicóloga e coordenadora do Disapre, Sylvia Maria Ciasca. Segundo a pesquisadora, a disgrafia é o segundo maior transtorno da aprendizagem, perdendo apenas para a dislexia — a falta de habilidade na linguagem que se reflete na leitura.
Sylvia Maria Ciasca, coordenadora do Disapre: disgrafia é o segundo maior transtorno de aprendizagem.

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário