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Dislexia aumenta e preocupa especialistas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Congresso em Ribeirão discute dificuldades de aprendizagem em crianças e adolescentes

Apesar de não haver total consenso entre médicos e pesquisadores sobre os fatores de risco para a saúde mental infantil, estudos recentes apontam para o aumento da dislexia entre a população jovem. O assunto foi discutido ontem em Ribeirão Preto, durante o terceiro Congresso Aprender Criança, maior evento da América Latina sobre educação, cérebro e aprendizado, que vai até amanhã. O evento contou com a presença de pelo menos 800 pessoas entre médicos, educadores e pesquisadores.

Um dos pontos altos do primeiro dia de palestra foi a apresentação de uma pesquisa feita pela Unicamp. O estudo mostra que 39% da população sofre distúrbios de aprendizagem ligados à leitura. Quando o nível de aprendizagem está relacionado à matemática, 30% apresentam dificuldades para entender o conteúdo. A escrita é a atividade menos prejudicada —segundo o levantamento, 20% da população demostra deficiências ao redigir uma carta, por exemplo.

“Esses dados mostram aos educadores que esse tipo de aluno merece uma atenção especial e precisa de um ensino diferenciado”, disse a especialista em neurologia infantil Sylvia Maria Ciasca. A dislexia pode ser relacionada a fatores genéticos e, normalmente, acomete filhos de pais disléxicos. “Eu só descobri que um aluno meu tinha o problema após o pai dele me dizer que sofria de dislexia”, disse o professor Marcelo Martinelli, 35 anos.

Ciasca explicou que, embora a criança e o adolescente possam apresentar características próprias de quem sofre de dislexia, o diagnóstico só pode ser confirmado clinicamente. “Não há como avaliar uma criança verbalmente e dizer que ela é disléxica.” O psicólogo da Unicamp Ricardo Lima afirmou que a observação da família no comportamento da criança pode ajudar no diagnostico. “É importante analisar as características de cada indivíduo, senão a educação não fluirá”, afirmou. (Lucas de Castro)

Fonte: Clique Aqui

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