A Prefeitura de Itu, através do Setor de Fonoaudiologia da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no dia 9 de dezembro, um evento no Plaza Shopping Itu. Na oportunidade, comemorou-se o Dia do Fonoaudiólogo.
Fonoaudiólogas da equipe do serviço municipal realizaram triagens auditivas e prestaram orientações sobre problemas de audição.
Foram realizadas 59 triagens auditivas, sendo 24 em homens de 6 a 80 anos e 35 em mulheres de 6 a 80 anos. Todas as pessoas cujos exames apontaram alterações foram orientadas a procurar um otorrinolaringolista.
Audição
A audição é importante como alerta para os sinais de perigo (buzinha de carro, sirenes, entre outros), no desenvolvimento de fala e linguagem e na comunicação humana. A orelha é formada pelas partes externa, média e interna. As partes externa e média conduzem o som. A parte interna é responsável pela audição (cóclea) e equilíbrio (canais semi-circulares).
A pessoa deve desconfiar de algum problema auditivo diante de dificuldade para entender a fala em conversas, telefone, televisão; zumbido, tontura, sensação de ouvido tampado; fala muito alta ou muito baixa; purgação nos ouvidos.
Alguns fatores de risco para perda auditiva no adulto são: existência de familiares que nasceram ou que desenvolveram problemas de audição; se teve meningite, caxumba, diabetes, etc; se fez uso de medicamentos ototóxicos; se trabalha em ambiente ruidoso sem protetor auricular; infecções de ouvido constantes; exposição a ruídos fortes como bomba, explosão, etc.
Os tipos de perda auditiva são: perda auditiva condutiva (alteração na parte externa e média do ouvido e, pode ser decorrente de cerúmen, inflamações de ouvido, problemas respiratórios); perda auditiva neurossensorial (alteração na parte interna do ouvido e, pode ser decorrente de doenças metabólicas, infecciosas, hereditárias, exposição ao ruído); perda auditiva mista (alteração na parte média e interna).
Para prevenir alguns problemas auditivos é preciso: procurar o médico quando apresentar problemas respiratórios (rinite, adenóide aumentada) ou inflamações de ouvido; não usar remédios sem orientação médica ou caseiros; seguir as normas da vacinação; não utilizar objetos pontiagudos para a higiene do ouvido; usar protetor auricular, se houver exposição ao ruído no ambiente de trabalho; não usar fones de ouvido, caixas de som em intensidade forte.
O Setor de Fonoaudiologia da Prefeitura está localizado na rua do Patrocínio, 42, e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-3252. Fonte: Clique Aqui
0 comentários:
Postar um comentário