Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Mau uso da voz pode causar lesões graves, adverte especialista.

sábado, 18 de abril de 2009

Salvador - O doutor em Otorrinolaringologia Paulo Perazzo particiopu ontem da mesa redonda A Voz Como Instrumento de Trabalho, no Teatro Gil Santana, Rio Vermelho. O médico falou sobre as lesões nas cordas vocais, conhecidas popularmente como ‘calos’, provocadas pelo uso crônico da voz.

“O mau uso da voz, como sobrecargas e gritos repetidos, pode ocasionar lesões nas cordas vocais. A rouquidão e a voz entrecortada são alguns sintomas que sinalizam um distúrbio vocal. O paciente disfônico deve procurar um médico otorrinolaringologia para diagnosticar qual o tipo de problema e assim indicar o tratamento mais adequado”, explica Perazzo.

Cuidados simples, como a hidratação das cordas vocais, ajudam na prevenção de doenças. O otorrinolaringologista alerta que, no dia a dia, as pessoas devem evitar falar em ambientes ruidosos ou durante a prática de exercícios físicos, falar demasiadamente ou em ambientes muito quentes ou frios. Para os que usam a voz profissionalmente, como os atores, cantores, profissionais de telemarketing e professores, a dica é não forçar a voz. “O tom ideal é aquele que não é tão grave ou agudo demais”, comentou o especialista.

O tabagismo e o álcool listam entre os principais agravantes das cordas vocais. “Os fumantes devem fazer anualmente a laringoscopia, procedimento realizado para diagnosticar doenças da laringe”, comentou. Em casos de rouquidão por mais de sete dias, é recomendável visitar o otorrino.

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário