Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Atuação Fonoaudiológica na Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A Fonoaudiologia vem contribuindo muito para o tratamento da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Muitas pessoas desconhecem esse campo de atuação do Fonoaudiólogo, que chega a trazer uma melhora em torno de 40% a 50% da gravidade dos sintomas iniciais (dependendo de cada caso e da gravidade dos sintomas). O tratamento Fonoaudiológico na SAOS não propicia a cura, mas sim uma grande melhora na qualidade de vida dos pacientes num curto espaço de tempo.

A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada por episódios repetitivos de oclusão da via aérea superior durante o sono, fragmentação do sono, sonolência diurna excessiva, doença cardiovascular e ronco.

Durante a apnéia, ocorre uma queda na saturação do oxigênio sanguíneo. Neste processo, ocorrem microdespertares, mecanismo inconsciente utilizado pelo cérebro numa tentativa de abertura da via aérea superior para a livre passagem do ar.

A pausa respiratória pode ocorrer de forma total (apnéia) ou parcial (hipopnéia), sendo que ambas resultam do mesmo evento fisiológico na faringe e na via aérea superior, devido ao tônus neuromuscular reduzido e ao aumento da pressão negativa intratorácica na inspiração.

O diagnóstico da SAOS deve ser feito através da polissonografia, exame que registra simultaneamente algumas variáveis fisiológicas durante o sono. E é de extrema importância o resultado deste exame antes de se iniciar o tratamento Fonoaudiológico. Através da polissonografia é que vamos nos certificar da existência ou não da SAOS, do seu grau de gravidade, além de outras variáveis.

Outro exame importante é a fibronasolaringoscopia, que vai nos fornecer as informações sobre as estruturas anatômicas da via aérea superior.

O uso do CPAP (aparelho de pressão aérea positiva contínua) é o tipo de tratamento mais estudado e utilizado quando os casos se encaixam nas gravidades moderadas e graves. É utilizado durante o sono e atua como suporte aéreo mecânico, abrindo a passagem do ar na via aérea superior, evitando assim, as paradas respiratórias desencadeadas pelo colapso das estruturas orofaríngeas durante o sono. Alguns pacientes, por motivos diversos, não se adaptam ao CPAP, buscando assim, algum tratamento alternativo para a SAOS. Todos os tipos de tratamentos têm como base fisiológica a ampliação do diâmetro da coluna aérea na via aérea superior e a diminuição da resistência do fluxo de ar.

As principais formas de tratamento, além do uso do CPAP, são a perda de peso, o uso da placa de avanço mandibular e/ou cirurgias na via aérea superior, que podem ser propostas pelo médico de várias formas.

O trabalho Fonoaudiológico consiste em estimular a funcionalidade e a morfologia com intenso tratamento miofuncional orofacial, pois estes pacientes apresentam flacidez da musculatura orofaríngea (tensão diminuída), que acarreta na obstrução da passagem do ar pela via aérea superior.

Tendo em vista que as estruturas que compõem o sistema estomatognático fazerem parte da via aérea superior, o trabalho Fonoaudiológico deve garantir um perfeito funcionamento, integração e sincronicidade entre as seguintes funções: mastigação, deglutição, sucção, respiração e fala.

Os pacientes submetidos ao tratamento devem realizar os exercícios durante toda a sua vida para manter a funcionalidade e tonicidade da musculatura orofaríngea.


por Flávia Paiva - Rio de Janeiro, RJ
Fonte: http://www.fonoweb.com.br/
Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário