Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

A Voz no Canto e Teatro

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O profissional que utiliza a voz como principal instrumento para o exercício de sua profissão necessita adquirir conhecimentos básicos sobre a fisiologia da produção da voz normal, bem como recursos que poderá desenvolver para atender as exigências do uso da voz que a profissão exige.

O ator de teatro, TV e cinema são exemplos de profissionais da voz que necessitam adentrar no universo do conhecimento e desenvolvimento do domínio da voz ressonante, nas diferentes performances de interpretação, na agilidade e domínio da coordenação da respiração com o encadeamento das palavras, no equilíbrio e harmonia do corpo, espaço cênico e voz no papel do personagem. O cantor, por sua vez, amplia uma diversificação de exigências vocais que estarão relacionadas ao tipo de canto que optará por realizar.

Os diferentes estilos de música clássica, de teatro musical e música pop-rock requerem do cantor uma ampla gama de qualidades tonais. No canto clássico é necessário explorar ao máximo a amplificação dos sons harmônicos no trato vocal (filtro) e buscar uma produção vocal que permita equilibrar uma acomodação entre ressonância e articulação clara em uma gama ampla de extensão vocal. Para os cantores de teatro musical a principal exigência está entre a comunicação direta do texto e, neste estilo, a qualidade tonal ocupa sempre lugar secundário na articulação da palavra. No canto pop-rock as exigências vocais podem cobrir todas as características, desde os sons com ruídos, voz com aspereza e soprosidade, até a voz melodiosa, suave e sentimental. Cuidados com a saúde geral e vocal, resistência vocal e o aprimoramento da voz no intuito de desenvolver a plasticidade vocal na interpretação dos diferentes estilos de interpretação no canto e teatro deverão ser buscados por esses profissionais.

A preparação vocal para cantores e atores de teatro vai além das orientações e exercícios que se direcionam para o aquecimento vocal e ou “esquentamento vocal”, como alguns artistas costumam chamar. É necessário ter o conhecimento e percepção das necessidades que a voz do cantor apresenta para a demanda exigida do espetáculo, show ou recital.
A voz produzida com harmonia e sem esforço, a capacidade de fazer uso da voz sem apresentar fadiga vocal e sinais de envelhecimento é mister para esses profissionais que associam cada vez mais a voz para atividades do canto e teatro.

Apesar do grande avanço no reconhecimento da atuação da Fonoaudiologia na área da voz profissional, observa-se que esses profissionais, atores e cantores, ainda apresentam inexpressiva consciência do seu potencial e material de trabalho: Voz e Fala.
O esclarecimento do ator de teatro e do cantor com relação ao trabalho especializado da Fonoaudiologia para o canto e teatro, deveria ser amplamente divulgado. Incentivar e conscientizar esses profissionais sobre a necessidade da continuidade de exercícios vocais que promovam o aprimoramento e desenvolvimento da voz, visando o fortalecimento do potencial sonoro e a profilaxia, com relação à manutenção desse potencial, para que ele não se deteriore pelo uso inadequado e prolongado na atividade do uso da voz profissional é de suma importância.

Ligia Motta
Fonoaudióloga especialista em Voz, mestre e doutoranda em Gerontologia Biomédica

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário