A articulação têmporo mandibular é responsável pelos movimentos mandibulares asociado à ação dos músculos mastigatórios, possibilitando a sucção, mastigação, deglutição, fala e fonação.

A ATM liga a mandíbula (queixo) ao crânio (osso temporal)
Quando há uma alteração muscular e das funções chamamos de DTM (Desordem Têmporo Mandibular) e o objetivo fonoaudiológico não é apenas eliminar os sintomas e alterações musculares, mas entender o significado desta dor. Felício, 1994 refere “a dor do corpo faz chegar “a consciência que algo val mal, mas não é o suficiente, é preciso decifrá-la….O corpo que dói se expressa através da dor”….
Toda vez que por processo repetitivo de estresse o corpo precisa se reajustar para se adaptar, então, os músculos se contraem devido a essa nova situação (tensão muscular, irritabilidade, depressão, stress emocional, traumas craniais, próteses dentárias e obturações mal adaptadas, desgastes dentários e outras.
O tratamento fonoaudiológico terá como objetivo adequar a tonicidade e mobilidade muscular, adptando as funções para que não haja dor em repouso como em movimento, sendo realizado relaxamento global, facial e outras orientações.
Fonte: Clique Aqui
0 comentários:
Postar um comentário