A Campanha "Gagueira não tem Graça tem Tratamento" no ano de 2009, teve como tema a Gagueira na Escola. De acordo com a Campanha, no Brasil existem cerca de 10 milhões de crianças que já gaguejaram e quase 2 milhões com gagueira crônica. Assim algumas orientações foram realizadas no sentido de auxiliar o profissional da eduacação sobre como lidar com alunos que apresentam gagueira. Dentre as orientações realizadas pela campanha encontramos as seguintes:
- Prestar atenção ao que a criança fala e não ao modo como ela fala
- Saber ouvir! Evitar completar a fala da criança dando atenção a ela e esperando o tempo necessário para que conclua o que deseja dizer
- Respeitar as dificuldades específicas do aluno, não colocá-lo em uma posição de destaque negativo ou em situações que o faça sentir-se incapaz
Outras informações úteis são:
- fazer perguntas que a criança possa responder com poucas palavras
- chamá-la em pimeiro lugar para reduzir a ansiedade gerada pela espera
- dizer para a classe raciocinar antes de responder ao invés de responder rapidamente
- em atividades de leitura em voz alta pedir aos alunos para lerem em uníssono (dois ou mais alunos lêm juntos) pois isso facilita a tarefa para a criança que gagueja diminuindo sua ansiedade e tensão, à medida que a criança for se tornando mais confiante poderá conseguir ler em voz alta por conta própria
- mostre aos alunos da classe que há momentos de falar e momentos de ouvir, pois as crianças que gaguejam acham mais facil falar quando não há muitas interrupções
Quando parte da classe rejeita ou menospreza o aluno que gagueja, a atuação adequada do professor já é um ótimo modelo, mas se ele estiver sendo alvo de desrespeito dos demais alunos, apresente uma aula geral sobre as diferenças individuais e enfatize o necessário respeito a elas. Se um aluno em especial se destaca no papel de desrespeito ao aluno que gagueja, converse com ele em particular. Diga a ele o que está percebendo e peça sua colaboração para ajudar a facilitar o convívio do aluno que gagueja.
Quanto mais cedo for realizado o encaminhamento para um fonoaudiólogo especializado em gagueira, maiores serão as possibilidades de recuperação. Mas, se este encaminhamento não ocorreu em tempo, sempre há o que fazer: o adolescente e o adulto também têm grandes ganhos com a terapia. Mesmo que as pessoas não atinjam uma fluência ampla, sua comunicação pode ser muito aprimorada permitindo que tenham uma vida plena e satisfatória.
Fonte: http://www.gagueira.org.br/diainternacional.shtml
http://www.gagueira.org.br/professores.shtml
http://www.profala.com/dicasgaguesescola.htm
Fonte: Clique Aqui
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário