Livros?


Confira na Livraria Cultura!

Cursos de Fonoaudiologia?

Cursos de Fonoaudiologia?
Inscreva-se Agora!

Divulgue Aqui!

Divulgue Aqui!
Entre em contato: fonoaudio2008@gmail.com

RedeFono

RedeFono
Acesse Já!

Proteção auditiva para músicos

quinta-feira, 25 de março de 2010

A exposição a níveis de pressão sonora elevados por longos períodos de tempo pode não apenas gerar perturbações funcionais no organismo, como também causar problemas que vão desde o incômodo até sérias lesões auditivas, as quais muitas vezes são irreversíveis.

O MÚSICO é um profissional que exerce sua atividade, na maioria das vezes, sob intensos níveis sonoros tanto em suas performances (shows) quanto em suas práticas de treinamento e estudo, ao longo de várias horas de dedicação e ensaios. A música em orquestras sinfônicas e/ou banda de estilos variados freqüentemente ultrapassa os padrões de intensidade toleráveis, atingindo níveis de pressão sonora elevados.

Sabe-se que o recurso mais importante na vida profissional de um músico é a sua AUDIÇÃO e, no entanto, essa muitas vezes se encontra sob risco. Desta forma, muitos trabalhos encontrados na literatura especializada têm seu principal foco nas medições de níveis sonoros e suas conseqüências.

Como forma de se reduzir o efeito do ruído nos músicos durante seus ensaios e performances, sugere-se a utilização de PROTETORES AUDITIVOS.

Os protetores auditivos convencionais do tipo plug atenuam mais nas altas freqüências do que nas médias e baixas, fazendo com que a voz e música não fiquem nítidas e se tornem artificiais. Tais protetores podem causar alguns inconvenientes segundo Niquette (2006), muita atenuação em geral, atenuação exagerada em freqüências altas e efeito de oclusão (os usuários percebem algumas diferenças na qualidade sonora, seja pela diferença na percepção da voz de outras pessoas, como na sua própria voz que se torna mais abafada, bem como dos sons produzidos ao mascar e respirar- Berger,1996).

A atenuação proporcionada pelos protetores comuns, se inseridos profundamente na orelha, pode chegar a valores de 30 -40 dB. Tal atenuação é muitas vezes excessiva e desnecessária, podendo resultar em má percepção auditiva.

A principal característica dos protetores auditivos específicos para músicos é ter atenuação uniforme, ou seja, não atenuar mais as freqüências altas em relação as médias e as baixas, como acontece com protetores comuns. São denominados de alta fidelidade (HiFi- Highest-fidelity) porque a música mantém a sua qualidade original, porém com menor nível sonoro. Os modelos personalizados podem oferecer redução de 9dB, 15 dB ou 25 dB, de acordo com o filtro utilizado. Já o modelo pré-moldado pode oferecer atenuação de 20DB.





Por fim, sugere-se a utilização de protetores auriculares para os músicos se protegerem do elevado nível de pressão sonora ao qual estão expostos. Porém, cabe ressaltar que tal proteção, pode, embora não tenha sido ainda cientificamente provado, reduzir a intensidade sonora do retorno dos músicos.

Contudo é melhor se ter certa dificuldade com o retorno do que correr o risco de sofrer perdas auditivas irreversíveis. Desta forma, acredita-se que a utilização de protetores auriculares (que devem possuir o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho e Emprego) para estes profissionais é imprescindível, mesmo que a maioria ainda relute e questione tal importância.



Fonte:

- Revista Produção Online. AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA AOS QUAIS MÚSICOS DE UMA BANDA ESTÃO EXPOSTOS. ISSN 1676 - 1901 / Vol. IX/ Num.II / 2009
Márcio Henrique Mendes; Rodrigo Eduardo Catai; Mauro Edson Alberti

- Tese de mestrado em Fonoaudiologia- PUC-SP. Músicos de pop-rock: efeitos da música amplificada e avaliação da satisfação no uso de protetores auditivos. Cristiane Bolzachini Santoni, 2008.

Fonte: Clique Aqui

0 comentários:

Postar um comentário