O CFFa aprovou o reconhecimento como áreas de especialidade da profissão a Fonoaudiologia Escolar-Educacional e a Disfagia, durante 22ª Sessão Plenária Extraordinária, no dia 20 de março. A decisão é resultado de estudo e debate com Conselhos Regionais, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Academia Brasileira de Audiologia, Instituto Brasileiro de Fluência, Associação Brasileira de Gagueira e Instituições de Ensino Superior desde 2008.
Uma consulta pública entre os dias 7 de outubro e 23 de novembro de 2009 captou manifestações sobre as propostas, nomenclaturas, competências, área do conhecimento e função, além de sugestões de outras especialidades e áreas de atuação. A questão também teve lugar no 17º Congresso Brasileiro e I Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, em outubro de 2009 em Salvador.
Para aprovação das duas novas especialidades, verificou-se que ambas possuem complexidade e acúmulo de conhecimentos que transcendem o aprendizado do curso de graduação, apresentam relevância epidemiológica e demanda social definida, além de reunir conhecimentos que definem um núcleo de atuação própria. As áreas de Fonoaudiologia da Fluência e Fonoaudiologia do Trabalho continuam em estudo.
Segundo a análise dos dados da consulta pública acerca da inserção do termo Fonoaudiologia nas nomenclaturas das especialidades já reconhecidas pelo CFFa, aproximadamente 85% se manifestaram favoravelmente à manutenção de seus atuais nomes.
As novas áreas de especialidade, aprovadas em plenário, serão normatizadas a partir da publicação das resoluções do CFFa no Diário Oficial da União.
Fonte: Clique Aqui
CFFa. aprova Disfagia e Fonoaudiologia Escolar-Educacional como novas especialidades
In Disfagia, In Escola, In Fonoaudiologiaterça-feira, 30 de março de 2010
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