As principais formas de tratamento atuais da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) são: perda de peso, placa de avanço mandibular, cirurgia nas vias aéreas superiores (VAS) e aparelho de pressão aérea positiva contínua (CPAP).
Atualmente a Fonoaudiologia tem atuado nos casos de SAOS através dos conhecimentos e técnicas oferecidas pela terapia miofuncional. No exame clínico é importante observar as regiões da nasofaringe, sua funcionalidade e mobilidade. Pode ser utilizada a telerradiografia de norma lateral para observar o posicionamento dos tecidos moles de orofaringe, hipofaringe, paredes faríngeas, dentre outras.
Inclui ainda, a avaliação clínica do sistema estomatognático por suas estruturas fazerem parte das VAS e por ser composto pelos dentes e estruturas de suporte, ou seja, a maxila, a mandíbula, os lábios, a língua, a musculatura facial, além das ATM´s.
Em pacientes com SAOS, clinicamente observamos, alterações miofuncionais nas VAS, aumento na altura da musculatura da língua, flacidez de arcopalatoglosso, flacidez da musculatura da mímica facial e alterações na mastigação.
No tratamento da SAOS são usados exercícios da Motricidade Orofacial (isométricos e isotônicos) nas regiões de palato mole, paredes faríngeas, face, língua e adequando as funções orofaciais de mastigação, deglutição e respiração.
Os resultados são significativos nos sintomas de sonolência excessiva diurna, ronco e na gravidade da SAOS vistos pelo exame de polissonografia, sendo mais evidentes nos pacientes com SAOS moderada.
Durma bem! E bons sonhos!
Fonte: Clique Aqui
Ronco e Apnéia - Terapia Fonoaudiológica
In Apnéia, In Fonoaudiologia, In Terapiaterça-feira, 13 de abril de 2010
Posts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)

0 comentários:
Postar um comentário